Ir para o conteúdo principal

Fórum obrigatório 4: reflexão

Fórum 4 Ensino -Aprendizagem

Fórum 4 Ensino -Aprendizagem

por Maria Vera Lucia Medeiros - Número de respostas: 2

Fórum 4 Reflexão:

Desafios no Ensino -Aprendizagem

Após assistir a palestra do professor Franck Ramus, a mesma nos direciona a reflexão da nossa prática em sala de aula.Atualmente vivemos uma realidade de transformações constantes e em ritmos acelerados. Segundo Franck Ramus para oportunizar o nosso educando a aprender, precisamos repensar nossas práticas e rever alguns pontos que possam priorizar a aprendizagem em uma sala heterogênea, utilizando atividades em grupos,aplicando um método individual,experimentos,pesquisas etc.

O educador deve estar atento para propor conteúdos e atividades que possibilitem ao aluno aprender pela a ação e o processo de ensino-aprendizagem acontecer através das interações que vão se dando nos diversos contextos sociais; sendo a sala de aula um lugar privilegiado da sistematização do conhecimento e o professor um articulador na mediação e construção do ensino- aprendizagem.


Em resposta à Maria Vera Lucia Medeiros

Re: Fórum 4 Ensino -Aprendizagem

por Robson Oliveira Basilio -
Sua reflexão é bastante pertinente... principalmente quando você fala: "O educador deve estar atento para propor conteúdos e atividades que possibilitem ao aluno aprender pela a ação". Também, penso dessa maneira. Pois, na velocidade que tudo se transforma, é necessário repensar o fazer pedagógico constantemente.
Em resposta à Maria Vera Lucia Medeiros

Re: Fórum 4 Ensino -Aprendizagem

por Gabriel Flora Vieira -
Concordo com suas ponderaçõe , Maria. Coloco também a necessidade de salientar que mesmo que nós enquanto mediadores sejamos uma parte importantíssima do processo de ensino-aprendizagem, nossos esforços por si só são capazes somente de mitigar problemas estruturais do processo educacional.
Embora tenhamos a compreensão de que grande parte do processo de ensino-aprendizagem se encontra vinculado ao êxito de práticas pedagógicas que incentivem o aluno a se engajar, podemos compreender com a palestra que mesmo que seja de grande valia tal método o mesmo é mais uma estratégia e não como a solução definitiva dos problemas educacionais.
A busca constante por “rejuvenecer” os métodos na busca de fazer com que o alunado se sinta mais confortável ao processo educativo é positiva na medida com que cativa a atenção desta geração altamente desatenciosa. Entretanto é importante salientar que essas estratégias tecnológicas constituem-se como ferramentas de uma grande engrenagem e que se forma alguma devem ser compreendidas como necessárias para que a prática docente se estabeleça de forma plena.