Concordo com suas ponderaçõe , Maria. Coloco também a necessidade de salientar que mesmo que nós enquanto mediadores sejamos uma parte importantíssima do processo de ensino-aprendizagem, nossos esforços por si só são capazes somente de mitigar problemas estruturais do processo educacional.
Embora tenhamos a compreensão de que grande parte do processo de ensino-aprendizagem se encontra vinculado ao êxito de práticas pedagógicas que incentivem o aluno a se engajar, podemos compreender com a palestra que mesmo que seja de grande valia tal método o mesmo é mais uma estratégia e não como a solução definitiva dos problemas educacionais.
A busca constante por “rejuvenecer” os métodos na busca de fazer com que o alunado se sinta mais confortável ao processo educativo é positiva na medida com que cativa a atenção desta geração altamente desatenciosa. Entretanto é importante salientar que essas estratégias tecnológicas constituem-se como ferramentas de uma grande engrenagem e que se forma alguma devem ser compreendidas como necessárias para que a prática docente se estabeleça de forma plena.
Embora tenhamos a compreensão de que grande parte do processo de ensino-aprendizagem se encontra vinculado ao êxito de práticas pedagógicas que incentivem o aluno a se engajar, podemos compreender com a palestra que mesmo que seja de grande valia tal método o mesmo é mais uma estratégia e não como a solução definitiva dos problemas educacionais.
A busca constante por “rejuvenecer” os métodos na busca de fazer com que o alunado se sinta mais confortável ao processo educativo é positiva na medida com que cativa a atenção desta geração altamente desatenciosa. Entretanto é importante salientar que essas estratégias tecnológicas constituem-se como ferramentas de uma grande engrenagem e que se forma alguma devem ser compreendidas como necessárias para que a prática docente se estabeleça de forma plena.