Boa noite. Estamos chegando a última semana da disciplina de Seminários Temáticos e gostaria de mostrar minha satisfação com a disciplina e como um curso bem estrturado muda nossa prática pedagógica e assim podemos também ser mais relevantes para alunos e colegas de profissão. Como Especialista de Educação Básica, já utilizei dois vídeos e um artigo para nossas capacitações de Módulo II. E foram bem relevantes, gerando repercursão. Portanto, obrigada professor Jefferson pela escolha dos temas e pela maneira que foram abordados
Sobre a palestra e o Artigo da semana, foi possível refletir criticamente sobre as metodologias que são apresentadas para nós frequentemente como "segredo do sucesso", fórmulas infalíveis na aprendizagem. Desta forma, percebemos que a palestra do professor Franck Ramus intitulada "Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso", mostra que é preciso utilizar de dados científicos de trabalhos já utilizados para trabalhar com segurança, saíndo do achismo e do senso-comum. Realmente, todas as técnicas podem trazer progresso, pois os alunos estão em desenvolvimento, mas não se pode levar isso como dado fechado e único. Gostei muito da fala de Ramus sobre a reprovação, sobre as salas separadas por alunos "fortes" e alunos "fracos", que são técnicas cientificamente comprovadas como falsas.
Sobre o artigo, apesar de ser sobre um assunto fora de minha realidade, percebe-se que uma metodologia pedagógica diferente para os alunos e com dados cientificamente coletados, permitiu que a aprendizagem fosse significativa. Achei interessante, pois em minha primeira graduação, em pedagogia, desenvolvi o Artigo de Conclusão de Curso com o intuito bem parecedo, sobre o uso do método global de alfabetização em uma turma do primeiro ano. Relembrei de meu primeiro trabalho de coleta de dados e mensuração de resultados.