É impressionante como a educação e os metódos podem ser diversificado em vários países e os problemas que pensávamos que eram exclusivos em nossas escolas não acontenciam em outros lugares, a exemplo do país como a França, considerado lugar de primeiro mundo. Porém os professores de lá usam metodologias e estratégias que nos em algum momento já utilizamos em sala de aula. Tais metodologias parecem ser boas ideias, mas nos deparamos ao fracasso, às vezes culpamos os alunos e dificilmente acreditamos que essa ideia na verdade é uma péssima ideia.
Geralmente é difícil um professor admitir que está agindo errado, é difícil um professor aceitar um nova sugestão de trabalho, ainda mais vindo um colega da profissão. O profissional da Educação, nos professores temos que tentar afastar esse invidualismo e orgulho e procurar buscar novas alternativas e saber ouvir mais, ficou explícito na palestra de Frank Ramus que precisamos de mudanças buscando novos metódos cientificamente comprovados e não impornta se você é do Brasil ou da França, pois, esses novos estudos já foram utilizados e comprovados em diversos países e os resultados foram positivos. Além da mudança, precisamos não seguir somente a intuição e o bom senso, pois, novamente poderíamos continuar no caminho da falso boa ideia.