Chamei muito interessante o conteúdo direcionado para nós nesta semana, e quero destacar dois aspectos fazendo uma reflexão sobre dois aspectos que são tratados tanto no artigo quanto na palestra.
Primeiro é sobre o método "perfeito" de ensino que buscamos sempre, cada vez mais observo que, as metodologias devem ser experimentadas, amalgamadas, quando possível, para que consigamos ter êxito na sala de aula. Há um grande debate sobre os métodos tradicionais de ensino, muito criticado por "gurus da educação" que veem esse método como ultrapassado, sendo que nós, professores, cientistas... Aprendemos através deste método tradicional, nesta fala não estou supervalorizando a mesma, mas digo que ela tem suas virtudes como as outras.
Lembro que o debate sobre reprovação é algo constante nos conselhos finais de classe, por exemplo se reprova determinado aluno porque ele é esforçado mais não conseguiu atingir as habilidades e competências, muitas vezes nós professores ficamos entre a "cruz e a espada" em reprovar ou não, ou quando há possibilidades deste determinado aluno progredir na turma subsequente.
Nisto precisamos abrir o leque de possibilidades para também observar como podemos fazer uma avaliação dos nossos alunos de forma qualitativa, observando como este aluno se desenvolver no dia dia com as habilidades e competências necessárias.