A palestra e o artigo dessa semana colocam à prova tudo o que achávamos que sabíamos sobre práticas pedagógicas, metodologias de ensino, etc. Nos faz questionar o quanto é complexo estabelecer um único modelo capaz de atender as inúmeras complexidades que o ambiente educacional evoca. Nenhuma escola é igual, assim como nenhum professor e nenhum aluno é igual. Assim sendo, como estabelecer um único método eficaz? Impossível! Ser professor é realmente um ofício que demanda muita adaptabilidade e capacidade de ampliar os horizontes para novas perspectivas.
OI Aretha, Concordo com você.
A palestra proposta acaba nos colocando em uma discussão muito pertinente, até que ponto as metodologias de ensino são capazes de surtir efeito ? Metodologia ou MetodologiaS ? Entender que os alunos são heterogêneos e que todas as metodologias são eficazes em determinado aspecto é essencial.
Nos últimos anos, um grande discurso presente na educação é de que é essencial que as metodologias de ensino sejam pensadas para uma interação cibernética e que as mesmas devam substituir os "métodos tradicionais”. O problema em questão é que essas colocações apresentam que um método seja capaz de produzir eficiência e que o mesmo seja suficiente, criando uma falsa ideia de homogeneidade na aprendizagem. Quando coloco essa ideia de falsa homogeneidade quero dizer que na maioria das vezes quando se aplica a tecnologia como metodologia de ensino a tendência é que ao invés de se tornar “uma das possibilidades” a tecnologia acaba sendo a fonte total de mediação do conteúdo, o que pode ser um problema dada a heterogeneidade do alunado e sua maneira de lidar com o conhecimento.
Entender que todos os métodos são eficazes se aplicados de forma adequada, que cada aluno aprende de uma forma e que as tecnologias na educação não são nem de longe a solução dos problemas me instiga a compreender que devemos investir sim nas tecnologias mas que o processo de ensino-aprendizagem e suas metodologias devem ser multifacetadas conforme a maneira com que cada aluno aprende.
A palestra proposta acaba nos colocando em uma discussão muito pertinente, até que ponto as metodologias de ensino são capazes de surtir efeito ? Metodologia ou MetodologiaS ? Entender que os alunos são heterogêneos e que todas as metodologias são eficazes em determinado aspecto é essencial.
Nos últimos anos, um grande discurso presente na educação é de que é essencial que as metodologias de ensino sejam pensadas para uma interação cibernética e que as mesmas devam substituir os "métodos tradicionais”. O problema em questão é que essas colocações apresentam que um método seja capaz de produzir eficiência e que o mesmo seja suficiente, criando uma falsa ideia de homogeneidade na aprendizagem. Quando coloco essa ideia de falsa homogeneidade quero dizer que na maioria das vezes quando se aplica a tecnologia como metodologia de ensino a tendência é que ao invés de se tornar “uma das possibilidades” a tecnologia acaba sendo a fonte total de mediação do conteúdo, o que pode ser um problema dada a heterogeneidade do alunado e sua maneira de lidar com o conhecimento.
Entender que todos os métodos são eficazes se aplicados de forma adequada, que cada aluno aprende de uma forma e que as tecnologias na educação não são nem de longe a solução dos problemas me instiga a compreender que devemos investir sim nas tecnologias mas que o processo de ensino-aprendizagem e suas metodologias devem ser multifacetadas conforme a maneira com que cada aluno aprende.
OI Aretha, Concordo com você.
A palestra proposta acaba nos colocando em uma discussão muito pertinente, até que ponto as metodologias de ensino são capazes de surtir efeito ? Metodologia ou MetodologiaS ? Entender que os alunos são heterogêneos e que todas as metodologias são eficazes em determinado aspecto é essencial.
Nos últimos anos, um grande discurso presente na educação é de que é essencial que as metodologias de ensino sejam pensadas para uma interação cibernética e que as mesmas devam substituir os "métodos tradicionais”. O problema em questão é que essas colocações apresentam que um método seja capaz de produzir eficiência e que o mesmo seja suficiente, criando uma falsa ideia de homogeneidade na aprendizagem. Quando coloco essa ideia de falsa homogeneidade quero dizer que na maioria das vezes quando se aplica a tecnologia como metodologia de ensino a tendência é que ao invés de se tornar “uma das possibilidades” a tecnologia acaba sendo a fonte total de mediação do conteúdo, o que pode ser um problema dada a heterogeneidade do alunado e sua maneira de lidar com o conhecimento.
Entender que todos os métodos são eficazes se aplicados de forma adequada, que cada aluno aprende de uma forma e que as tecnologias na educação não são nem de longe a solução dos problemas me instiga a compreender que devemos investir sim nas tecnologias mas que o processo de ensino-aprendizagem e suas metodologias devem ser multifacetadas conforme a maneira com que cada aluno aprende.
A palestra proposta acaba nos colocando em uma discussão muito pertinente, até que ponto as metodologias de ensino são capazes de surtir efeito ? Metodologia ou MetodologiaS ? Entender que os alunos são heterogêneos e que todas as metodologias são eficazes em determinado aspecto é essencial.
Nos últimos anos, um grande discurso presente na educação é de que é essencial que as metodologias de ensino sejam pensadas para uma interação cibernética e que as mesmas devam substituir os "métodos tradicionais”. O problema em questão é que essas colocações apresentam que um método seja capaz de produzir eficiência e que o mesmo seja suficiente, criando uma falsa ideia de homogeneidade na aprendizagem. Quando coloco essa ideia de falsa homogeneidade quero dizer que na maioria das vezes quando se aplica a tecnologia como metodologia de ensino a tendência é que ao invés de se tornar “uma das possibilidades” a tecnologia acaba sendo a fonte total de mediação do conteúdo, o que pode ser um problema dada a heterogeneidade do alunado e sua maneira de lidar com o conhecimento.
Entender que todos os métodos são eficazes se aplicados de forma adequada, que cada aluno aprende de uma forma e que as tecnologias na educação não são nem de longe a solução dos problemas me instiga a compreender que devemos investir sim nas tecnologias mas que o processo de ensino-aprendizagem e suas metodologias devem ser multifacetadas conforme a maneira com que cada aluno aprende.