Ir para o conteúdo principal

Fórum obrigatório 4: reflexão

Fórum obrigatório 4: reflexão

Fórum obrigatório 4: reflexão

por Francisco Diétima da Silva Bezerra - Número de respostas: 3

Olá a tod@s!

Mais uma semana rica em informações. A palestra de Franck Ramus,intitulada

"Tudo o que você sempre soube sobre educação e é falso" nos leva a refletir sobre o que de fato pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. A partir da palestra, veio-me na mente uma série de temas em moda, atualmente, os quais muitos os descrevem como a "panaceia para todos os males da educação", os quais não irei citá-los

Concordo plenamente com a afirmação de que "todos nós temos crenças do que funciona e o que não, e isso pode nos enganar sobre a eficácia das metodologias, métodos e práticas que melhorem o processo de ensino-aprendizagem". De fato, quando acreditamos cegamente em algo que funciona isso nos impossibilita a enxergar caminhos virtuosos, que poderiam funcionar melhor, ou de modo mais tranquilo, mas que por razões de "zona de conforto" não nos permitimos "navegar por outros mares". Essa é uma situação muito comum no  dia a dia do ser docente, mas que, em parte, é compreensível dada a elevada carga de trabalho que recaí sobre o professor.

Outro ponto que me chamou a atenção - com o qual concordo, e defendo na minha vida como professor - é que a reprovação não é a solução para que o aluno possa reaver tudo aquilo que ele não conseguiu aprender. Óbvio que não defendo que se negligencie o processo, aprovando todo mundo, até mesmo aqueles que tiveram baixo desempenho. Não é isso! 

Como bem disse a Profa Lucia Helena, na palestra da primeira semana, precisamos educar para a vida, e essa frase também se aplica a este contexto, de tal modo que devemos analisar se aquele conteúdo no qual o aluno se saiu mal será realmente útil para a vida dele, e em qual contexto será utilizado? 

Em 2022, na minha Instituição, um aluno, já repetente, foi para o conselho de classe novamente. Tinha ficado reprovado em algumas disciplinas, mas seu caso foi analisado pelo conselho, por dois motivos: tinha alcançado a maioridade e, possivelmente, se reprovasse novamente não voltaria para concluir. Defendi enfaticamente que o aluno progredisse, que fosse considerado aprovado. O conselho decidiu pela aprovação. Resultado: o aluno fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), alcançou nota geral para ingressar no curso de medicina, um dos mais concorridos no Brasil, em três Universidades Federais. Todos ficaram pasmos com o resultado.

Era um aluno que apresentava bastante dificuldade de concentração, inquieto (não lembro se foi diagnosticado com algum transtorno), mas que em determinadas disciplinas ele apresentava algum desempenho.

Isso me fez refletir ainda mais no que eu já acreditava (talvez, uma crença minha), e que também já fora discutido aqui no curso de pós-graduação em docência: precisamos conhecer nossos alunos, apesar de ser difícil dá conta de tarefa tão árdua, principalmente quem tem muitos alunos, como na realidade brasileira. Mas buscar conhecê-los minimamente ajuda muito no processo de ensino-aprendizagem. 

Ao finalizar mais esta disciplina, estou cada vez mais empolgado e feliz por saber que aquilo que tenho praticado no meu dia a dia docente, com meus alunos, faz sentido por outros que fazem educação.



Em resposta à Francisco Diétima da Silva Bezerra

Re: Fórum obrigatório 4: reflexão

por Maira Monica Guimaraes de Faria -
Após os estudos dessa semana e o vídeo que assistir demonstrou na prática o que defende o professor Franck Ramus em sua palestra sobre a necessidade de utilizar métodos científicos param avaliar a prática pedagógica. Me fez pensar sobre minha prática docente e da dos caminhos teóricos e metodológicos que aprendi nela para pensar a sala e aula, o processo de ensino-aprendizado, os processo de avaliação, de modo geral a educação, são questões que devemos estar em constante mudanças e aperfeiçoamentos de acordo com nosso alunos e com a educação.
Em resposta à Francisco Diétima da Silva Bezerra

Re: Fórum obrigatório 4: reflexão

por Wellington Lopes de Sousa Filho -
Muito importante o que o colega acima falou, estamos num momento em que os desafios estão muito grandes, infelizmente existem pessoas que ainda não se atentaram pra isso
Em resposta à Francisco Diétima da Silva Bezerra

Re: Fórum obrigatório 4: reflexão

por Anesio Marcilio dos Santos Pereira -
Boa tarde! Estou totalmente de acordo com as suas palavras, você foi bastante assertiva na sua reflexão, principalmente porque compartilhou um pouco da sua realidade, que muitas vezes é a realidade de muitos professores. Sobre uma das partes que você citou, se o conteúdo que estamos trabalhando verdadeiramente será útil na vida do aluno, penso que isso é uma realidade que infelizmente está presente em varias escolas, em que o currículo escolar propõe vários conteúdos que muitas vezes não estão conectados com a realidade que será vivida pelo aluno. O que resulta, muitas vezes, em um baixo rendimento e até reprovação. Muitos podem se questionar, "ah, mas é só o aluno estudar que se dará bem". Nós como professores sabemos bem que não é assim, infelizmente as vezes não conhecemos a realidade do aluno, e determinado conteúdo pode se tornar algo bastante complexo para o seu entendimento. Então, a reflexão sobre o que ensinamos e se verdadeiramente servirá ao aluno, é bastante pertinente. Estou bastante empolgado com as disciplinas que estamos estudando até então, porque além de nos fazer refletir sobre a prática docente de um modo geral, estão nos fazendo refletir sobre a nossa prática enquanto professores, algo que é bastante pertinente para averiguarmos e efetivarmos um melhor ensino-aprendizagem em sala de aula.