Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Sensibilização da comunidade escolar

Sensibilização da comunidade escolar

por Luiz Felipe Gomes Martins - Número de respostas: 2

 Uma prática efetiva para elevar as discussões acerca do processo de inclusão as diversidades no ambiente escolar, consiste na promoção de ações de sensibilização e conscientização para toda a comunidade escolar, incluindo estudantes, professores e funcionários. Isso ajuda a criar um ambiente acolhedor e respeitoso para todos os alunos.

No que refere-se a disciplina, torna-se extremamente relevante a sua integração ao curso. Houveram conteúdos importantes e o livro base conseguiu aperfeiçoá-los de forma clara e instigante. Gostei estritamente das lives realizadas, mas já pensando sobre as atividades avaliavas, não as considerei como motivantes e prazerosas. 

Em resposta à Luiz Felipe Gomes Martins

Re: Sensibilização da comunidade escolar

por Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes -
Uma boa experiência vivida foi quando levamos alguns alunos numa feira de ciências onde a escola estava participando com experimentos e os alunos NEE, dentro de seus entendimentos e linguagens, souberam se comunicar com os visitantes.
Experiências que contribuem para o processo de inclusão, são as interações dos alunos NEE em eventos, projetos promovidos pela escola como festas culturais e passeios. Essa interação promove o respeito entre todos os alunos e aos alunos NEE, o sentimento de pertencimento, de participação e experiências diversas.
Essa disciplina foi muito importante para mim, me fez refletir e entender os diversos tipos de inclusão.
Em resposta à Luiz Felipe Gomes Martins

Re: Sensibilização da comunidade escolar

por Hortencia Helena e Silva Gonzalez -
Toda comunidade escolar precisa estar presente e consciente das discussões sobre diversidades e inclusão. Na minha pouquíssima experiência, tive nas salas de aulas aluno com TGD não diagnosticado e aluno trans e as instituições, professores e coordenadores, por despreparo, preconceitos ou desconhecimento, não atuavam para a inclusão desses alunos, deixavam as coisas acontecerem sem procurar mudanças, compreensão e inclusão.