Sou professora de Inglês da rede privada de ensino do Rio de Janeiro, a escola que leciono está se destacando na inclusão escolar, portanto, tenho muitos alunos atípicos em minhas turmas e em toda a escola.
Dentre diversos alunos de inclusão, tenho um aluno do 5° ano diagnosticado com TADH. Este é meu segundo ano como professora dele, e tem sido cada vez mais desafiador conquistar a atenção dele para realizar as atividades.
Em um dia de muita agitação e desconcentração, eu já havia tentado de tudo para incluí-lo nas atividades e não tive êxito, utilizei a técnica do combinado. Observei que ele tinha um objeto/brinquedo em sua mesa e propus que eu ficasse com o objeto durante um período da aula até a finalização da atividade. Durante a explicação para a turma não houve muita atenção deste aluno, então precisei ir até ele para explicar novamente. Após a segunda explicação ele iniciou a atividade. Eu, ao perceber que ele havia finalizado aquela etapa propus outras até que a aula fosse finalizada. Ao final da aula cumpri a minha parte do combinado e devolvi o objeto a seu dono, que ficou muito feliz por ter participado da aula e ter seu brinquedo/objeto de volta.
Todo esse processo só ocorreu devido ao curso de Inclusão que é realizado por todos os funcionários da escola que leciono, e este ano (2023) tivemos uma reciclagem em que alguns transtornos foram mais trabalhados, um deles o TDAH. Sem este amparo da escola para a capacitação dos profissionais eu não teria chegado a tal estratégia com aquele aluno.
Sobre a disciplina de Educação Inclusiva e Especial, ela abriu meus olhos para as diversas ramificações da inclusão escolar, pois hoje trabalho apenas com a inclusão de aluno com necessidades especiais (autismo, TDAH, síndrome de Down, síndrome de Willians...) mas não tive contato com alunos indígenas ou quilombolas, como estudamos na disciplina. É muito interessante compreender como o Brasil é variado, e observar como temos evoluído, mesmo que lentamente, nas políticas públicas para a inclusão de todos as populações deste território enorme, diverso e exuberante em suas infinitas belezas, visuais e históricas.