Trabalho em uma escola de campo, conheço e posso falar com propriedade das especificidades e necessidades dos alunos que vivem no ambiente rural.
Diversas são as experiências que diariamente vivencio e que as compartilho aqui por entendê-las como significativas na perspectiva da inclusão. Uma delas é o trabalho pedagógico com projetos que versam sobre a realidade dos alunos que vivem no campo, tratando de temática que lhes são acima de tudo significativas. Acredito que alinhar o currículo com aquilo que o aluno tem como fundamental para si e para a sociedade na qual está inserido é crucial para alcançar uma educação de qualidade. Outra experiência que destaco é que proporcionamos aos alunos aqui da escola momentos de socialização e interação com os alunos da cidade e também com alunos de outras escolas rurais, tais como programações em que possam realizar apresentações, que envolvem participação nas festividades (desfile cívico, festa junina, entre outras), nas quais possam estar em contínua intercâmbio de experiências, de saberes, de valorização da cultura local como forma de integração com outros alunos e outras comunidades escolares.
Essas são algumas das experiências que considero ser uma forma de inclusão plena dos alunos que vivem no campo.
Finalizo aqui agradecendo a professora Cláudia Rossi por nos proporcionar momentos de troca de experiências como este, pelo material riquíssimo que é apostila da disciplina Educação Inclusiva e Especial (com sugestões de leitura complementar, de vídeos etc), pelas lives que realizou conosco para que pudéssemos compreender um pouco mais sobre o verdadeiro sentido da educacão inclusiva.
Essa disciplina nos mostra o destaque especial que a temática da inclusão tem na área da educação e engrandece essa pós- graduação que é voltada para a docência. Foram muito pertinentes os assuntos abordados aqui e que sem dúvida serão de muita valia para nós pós graduandos.
Parabéns professora e a todos que fazem diariamente da PGD uma pós diferenciada!!!👏👏👏