Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Ensino de Língua Portuguesa para cegos

Ensino de Língua Portuguesa para cegos

por Aleise Guimarães Carvalho - Número de respostas: 0

Há cerca de 6 anos eu tive a maior experiência de educação inclusiva da minha vida, ensinar Língua Portuguesa a 9 alunos cegos e 2 de baixa visão em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Foi um período de muito aprendizado e, ao mesmo tempo, muito receio de não conseguir desempenhar bem a minha função. Pela falta de formação para educação inclusiva, muitas situações foram bem desafiadoras, no entanto, na minha cidade existe um instituto de apoio educacional aos cegos (Instituto dos Cegos) que nos orientou completamente e buscou sempre solucionar as dúvidas que tínhamos em relação ao agir em sala de aula com cegos. 
Foram 3 anos de ensino destes alunos. Por parte do Estado, infelizmente, nenhuma orientação ou apoio estrutural e formativo nós recebemos, o que demonstra o grande descaso do Estado em relação ao ensino inclusivo. Felizmente, nós, profissionais da educação no Brasil, somos muito criativos, inteligentes e versáteis. Sempre conseguimos desenvolver bons trabalhos, embora todo o contexto indique não ser possível. Hoje, estes meus alunos estão finalizando cursos superiores, todos já bem encaminhados para uma vida profissional de qualidade.