A informática representa uma ferramenta poderosa para promover a autonomia, a socialização e o desenvolvimento cognitivo de pessoas com deficiência intelectual. Na APAE, a inserção da informática como recurso educacional tem permitido que os assistidos ampliem suas habilidades, explorando um novo mundo de possibilidades.
Um dos grandes benefícios da informática é a sua versatilidade, permitindo adaptações para atender às necessidades específicas de cada aluno. Através de softwares educativos especialmente desenvolvidos para pessoas com deficiência intelectual, é possível trabalhar diversos aspectos, como coordenação motora, raciocínio lógico, alfabetização, entre outros.
Tal explanação acima se trata de eu como docente trabalhar a temática em uma APAE. Além do mais uso de comunicação alternativa, tecnologia assistiva, ensino estruturado entre outros, são algumas das estratégias que utilizamos, para podermos desenvolver habilidades e autonomia em nossos educandos. Norteamos nosso trabalho na legislação vigente e em diretrizes, para que a inclusão de fato ocorra nesse espaço.