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Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

Número de respostas: 74

 

Faça DUAS publicações: 

 
1) Crie uma frase provocativa ou que promova a reflexão coletiva (Ex: “Atualmente a própria sala de aula é um laboratório, pois, a maioria dos alunos têm a sua disposição computadores portáteis: os smartphones!”;
2) Em seguida, colabore com a discussão comentando alguma frase publicada por, pelo menos, um dos seus colegas.

 

ATENÇÃO:

Esse fórum exige duas publicações!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Elenita Fernanda Rodrigues -
Percebo a entrada dos meios tecnológicos no meio educacional, contudo sem o devido planejamento e engajamento, assim toda essa tecnologia não exerce a função de dinamizar o ensino, e sim ocupam o lugar do velho quadro negro.
Em resposta à Elenita Fernanda Rodrigues

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Fabricio da Silva Lobato -
frase acima aborda a percepção da entrada dos meios tecnológicos no campo educacional, evidenciando que, mesmo com o avanço da tecnologia, é necessário um planejamento adequado e o engajamento de todos os envolvidos para garantir que essa tecnologia seja efetivamente utilizada para dinamizar o ensino, em vez de apenas substituir o método tradicional de ensino com o uso do quadro negro.
Em um mundo cada vez mais tecnológico, é natural que dispositivos eletrônicos e recursos digitais sejam introduzidos nas salas de aula. Essa introdução pode trazer inúmeros benefícios, como acesso a informações e materiais educacionais mais atualizados, possibilidade de interatividade e engajamento dos alunos, personalização do ensino e caráter lúdico no aprendizado.
No entanto, esses benefícios só serão plenamente aproveitados se houver um planejamento pedagógico sólido e um engajamento de professores e estudantes. Não basta simplesmente adquirir equipamentos tecnológicos e disponibilizá-los nas escolas. É necessário um projeto educacional consistente, onde as ferramentas tecnológicas sejam incorporadas às práticas de ensino de forma coerente e integrada ao currículo escolar.
Isso significa que os professores devem ser capacitados para fazer uso dessas tecnologias de forma efetiva, explorando todas as suas potencialidades pedagógicas. É fundamental que eles conheçam as ferramentas disponíveis, saibam como utilizá-las adequadamente e entendam como elas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Somente dessa forma eles poderão ajudar os alunos a desenvolver habilidades digitais e a aproveitar ao máximo as vantagens educacionais oferecidas pela tecnologia.
Além disso, é importante que os alunos também estejam envolvidos e engajados nesse processo. Eles devem ser incentivados a explorar as ferramentas tecnológicas, a buscar informações e a construir conhecimento de forma colaborativa. É necessário estimular a curiosidade, a criatividade e a autonomia dos estudantes para que eles possam se tornar protagonistas do próprio aprendizado.
Quando o uso dos recursos tecnológicos ocorre de forma planejada e com o envolvimento ativo dos professores e alunos, o ensino se torna mais dinâmico, atrativo e eficaz. A tecnologia passa a ser uma ferramenta auxiliar na construção do conhecimento, permitindo que os estudantes sejam expostos a diferentes formas de aprendizagem e que possam explorar diferentes habilidades e competências.
Portanto, é imprescindível que a entrada dos meios tecnológicos no meio educacional seja acompanhada por um planejamento adequado e pelo engajamento de todos os envolvidos. Somente com essa união de esforços é possível garantir que a tecnologia exerça a função de dinamizar o ensino, em vez de apenas ocupar o lugar do velho quadro negro.
Em resposta à Elenita Fernanda Rodrigues

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes -
A tecnologia tem aproximado quem está longe ou afastando quem está perto?
Em resposta à Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Silvana Maria Santos -
Pergunta enigmática... Penso que depende sempre do bom uso.
Em resposta à Elenita Fernanda Rodrigues

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes -
Olá Elenita!
Concordo com você. A tecnologia quando bem utilizada, com orientação pode ser muito útil. Porém seu uso precisa ser feito de forma consciente , com responsabilidade ,planejamento e com um adequado suporte teórico.
Em resposta à Elenita Fernanda Rodrigues

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Clodoaldo Pereira de Mattos -
Olá colega, também tenho visto momento em que se percebe o uso de determinadas tecnologias, porém sem que que esta promova um novo processo de aprendizagem. Muitas vezes se usa determinados meios tecnológicos sem que se inove o processo de ensino e aprendizagem. Obrigado.
Em resposta à Elenita Fernanda Rodrigues

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Keise Monique Chagas da Costa -
Concordo com você Elenita, a começar pela falta de cursos que capacitem os profissionais da educação para trabalharem com as mais diversas tecnologias existentes, o que observamos é planejamentos totalmente voltados para o método tradicional.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Fabricio da Silva Lobato -
"Será que estamos realmente conectados uns aos outros ou apenas conectados às telas dos nossos smartphones?"
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Thallytah Leite Alves -

Ótima frase, colega!

Penso que devemos encontrar um ponto de equilíbrio que seja saudável entre o uso de tecnologia e a conexão humana real. Podemos fazer isso certificando-nos de passar tempo com amigos e familiares sem nossos smartphones, e também fazendo pausas regulares de nossas telas durante o dia. Também podemos ser conscientes de como usamos nossos smartphones e garantir que não estejamos usando-os de uma maneira que nos impeça de nos conectar com os outros.

Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Elenita Fernanda Rodrigues -
Acredito que depende da perspectiva e objetivo de cada um em relação as telas. Realmente as telas tem afastado muitas pessoas e conseguido gerar grande domínio sobre a vida dos indivíduos, em contrapartida essas mesmas telas aproximam e conectam pessoas de todo o mundo, além de proporcionar uma infinidade de funcionalidades e possibilidades. O que ocorre é que o uso indiscriminado e excessivo de celulares sem o objetivo de crescimento pessoal pode causar muitos danos a socialização e a vida das pessoas.
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ana Paula Souza Araujo -
Uma indagação muito relevante, a impressão que tenho é que cada dia mais estamos sendo absorvidos pelas telas e achando essa inércia normal. Mas quando vemos os nossos alunos vidrados nas telas, damos discursos e poucos conseguem usar essa tecnologia a favor da sala de aula.
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Rogério Santos Ferreira -
O uso da tecnologia se faz necessário na comunidade escolar , porem a falta de planejamento é persistente aliada a falta de interesse por parte de alguns docentes em ceder as novas tecnologias e porque não aliada a falta de formação.
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Maria Natividade Ferreira Coutinho -
Acredito que a internet tenha oferecido inúmeras oportunidades, tanto na interação entre pessoas que estão distantes por longos períodos, como também nas diversas formas de atividades, seja na escola, nas empresas ou em outros lugares. Em praticamente todos os setores, as tecnologias são empregadas. No entanto, o que tenho percebido, sobretudo na educação, são as tecnologias usadas de forma aleatória, sem um objetivo específico e, na maioria das vezes, colaborando para o isolamento entre os alunos. O espaço que deveria ser usado para a interação e discussão, se torna monótono e, muitas vezes, vazio de companheirismo e amizades profundas, desenvolvidas na convivência social da sala de aula.
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Lilian Santos Almeida -
Interessante. Penso que a maneira como grande parte das pessoas utilizam aparelhos tecnológicos como os smartphones, pode não possibilitar que "conexões" humanas sejam consolidadas. Ao mesmo tempo em que o acesso a informações e contatos diversos fazem parte do cotidiano, tudo ocorre numa fluidez tão grande que parece não haver tempo de ser efetivamente vivido. O assunto traz uma boa reflexão para a sala de aula, a vida...
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Fabricio da Silva Lobato -
A era digital trouxe consigo uma pergunta intrigante: será que estamos verdadeiramente conectados uns aos outros ou apenas conectados às telas dos nossos smartphones? Vivemos em uma sociedade em constante conectividade, mas muitas vezes essa conexão ocorre de forma superficial e distante.
Com a expansão da tecnologia, os smartphones se tornaram uma extensão de nossos corpos. Eles estão sempre presentes em nossas mãos, nossos olhos fixados em suas telas brilhantes. Por meio deles, conseguimos nos comunicar com pessoas ao redor do mundo, obter informações instantâneas e satisfazer nossas necessidades de entretenimento. No entanto, essa conectividade é meramente virtual, não passa de um contato superficial.
Enquanto estamos imersos em nossos dispositivos, perdemos a essência da verdadeira conexão humana. Na correria do dia a dia, olhamos ao redor e vemos pessoas andando pelas ruas com a cabeça baixa, imersas em seus próprios mundos digitais. As conversas se tornam limitadas a mensagens curtas e emojis, substituindo a interação real, as expressões faciais e o toque humano.
A conexão real com o outro é complexa e profunda. Envolve olhar nos olhos, ouvir além das palavras, compartilhar sorrisos e abraços. É se importar com as necessidades e emoções do outro, dedicar tempo e energia para nutrir os relacionamentos. Infelizmente, essa conexão autêntica está se perdendo em meio à superficialidade das redes sociais e das interações virtuais.
Nossos smartphones podem nos manter ocupados e entretidos, mas não preenchem o vazio de uma conexão genuína. Eles podem nos manter informados sobre os acontecimentos ao redor do mundo, mas não suprimem nosso anseio por companhia, por afeto e por intimidade emocional.
É importante lembrar que a tecnologia é uma ferramenta e cabe a nós usá-la de maneira saudável e equilibrada. Precisamos nos conscientizar sobre o tempo que dedicamos às redes sociais e aos nossos dispositivos, reservando momentos para desligá-los e nos conectarmos de forma real com as pessoas ao nosso redor.
A verdadeira conexão humana é essencial para nosso bem-estar emocional e mental. É através dela que nos sentimos compreendidos, apoiados e amados. Portanto, devemos valorizar e cultivar essa conexão, mesmo que isso signifique desconectar-se um pouco da tecnologia.
No final das contas, estamos realmente conectados uns aos outros quando olhamos nos olhos, quando ouvimos com empatia e quando tocamos com amor. As telas dos nossos smartphones podem nos manter informados e conectados virtualmente, mas é na conexão humana real que encontramos o verdadeiro significado da vida.
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Clodoaldo Pereira de Mattos -
" É importante lembrar que a tecnologia é uma ferramenta e cabe a nós usá-la de maneira saudável e equilibrada. Precisamos nos conscientizar sobre o tempo que dedicamos às redes sociais e aos nossos dispositivos, reservando momentos para desligá-los e nos conectarmos de forma real com as pessoas ao nosso redor." Muito bem colocado, na educação se faz urgente a identificação de como e onde podemos ir com essa tecnologia.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Thallytah Leite Alves -

Na era digital, estamos enriquecendo nossas mentes ou apenas preenchendo nossas mentes com dados?

Em resposta à Thallytah Leite Alves

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Vitor Azevedo Abou Mourad -
Sua pergunta me despertou diversas reflexões, Thallytah, pois acredito que, de maneira geral, tendemos a enxergar o acúmulo de informações como algo positivo, por isso, tem-se a ideia de que estamos enriquecendo nossas mentes. No entanto, fico pensativo quanto à qualidade desses dados e à maneira como lidamos com eles. Atualmente, em meio a tantas informações às quais temos acessos e à rapidez do mundo digital, cada vez mais, nos ocupamos com dados, porém, muitas vezes, de maneira superficial, o que me leva a acreditar num preenchimento das mentes com os dados, sem um tratamento crítico, o que é bastante prejudicial quando pensamos, por exemplo, na educação, que é o nosso foco aqui no curso.
Em resposta à Thallytah Leite Alves

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Robson Oliveira Basilio -
Ótima frase, colega!
Essa é a grande questão... como ter ciência ou consciência sobre isso?.
Acredito que somos os principais agentes sobre essa distinção.
Em resposta à Thallytah Leite Alves

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ana Raquel Alves de Negreiros -
Os estudos já mostram que nunca se teve tanto acesso a dados quanto atualmente. Falo sobre "acesso a dados" porque, por definição, um dado precisa ser tratado e interpretado para ser considerado informação e a velocidade com que temos acesso a eles quase sempre nos obrigam a compreendê-los superficialmente, sem que haja análise crítica ou ponderações, visualização possibilidades de aplicações desses dados e informações ao cotidiano, por exemplo. Dessa forma, estamos cada vez mais rasos nos mais diversos assuntos e pouco habilitados à ir mais profundo no conhecimento.
Em resposta à Thallytah Leite Alves

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Lilian Santos Almeida -
São tantas informações e de forma tão rápida que falta tempo para "digeri-las" e aprofundá-las , não é?!
Em resposta à Thallytah Leite Alves

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Juliana Kohari da Silva -
Interessante reflexão. Penso que a enorme quantidade de dados a que temos acesso hoje, com as tecnologias, podem não resultar, necessariamente, em conhecimento, ao contrário, podem significar um amontado de informações de modo que o nosso cérebro não as processa muito bem.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Vitor Azevedo Abou Mourad -
Será que a proibição dos celulares na sala de aula, por meio de leis, como recentemente implantado no Rio de Janeiro, é uma boa estratégia?
Em resposta à Vitor Azevedo Abou Mourad

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ana Paula Souza Araujo -
Creio que quanto mais batermos de frente ao uso do celular ao invés de utilizar ao nosso favor em sala de aula, será uma luta vã.
Em resposta à Ana Paula Souza Araujo

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA -
Olá, Ana Paula!
Penso dessa mesma forma. Enquanto as pessoas ficam discutindo sobre pode ou não usar as tecnologias na sala de aula, a formação, o ensino e a aprendizagem ficam prejudicados. Por outro lado, muitos professores não sabem utilizar as TIC a favor da aprendizagem, o que dificulta ainda mais as discussões que potencializem a utilização dessas tecnologias na sala de aula e no próprio meio social.
Em resposta à Vitor Azevedo Abou Mourad

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA -
Penso que proibir o uso de celular na sala de aula não seja uma boa estratégia. Acontece que para o governo é melhor proibir esse uso, que proporcionar momentos de discussão e formação de professores, com o objetivo de estudar possibilidades de aprendizagem com o uso das TIC.
Em resposta à Vitor Azevedo Abou Mourad

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Stephanie de Oliveira Moreira -
Acredito que a tecnologia precisa ser aliada da educação. A escola, de fato, parece ser a única instituição distante dessa nova adequação. Proibir o uso de celulares nas escolas é, na verdade, ir na contramão de um cenário que já está consolidado em nossa realidade e não resolve os problemas do nosso sistema educacional, defasado e obsoleto já há muito tempo e com desafios que vão muito além da simples proibição dos celulares em sala de aula.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Robson Oliveira Basilio -
As novas tecnologias prepara o Ser Humano para vida de forma humanizada?
Em resposta à Robson Oliveira Basilio

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Vitor Fernando da Silva Felix -
Importante questão, Robson. Fiquei pensando na sua questão e acredito que o papel das novas tecnologias tem sido justamente o contrário: preparar o ser humano para uma vida cada vez menos humanizada. Vivemos em uma formatação social na qual a educação é estruturada para formar uma pessoa apta ao mundo do trabalho em detrimento de projetos de formação de seres humanos plenos em sua consciência e ser. O emprego da tecnologia dentro dessa mesma lógica acaba estando submetido a este fim, sendo utilizada como meio de adaptação de seres humanos a um mundo no qual as relações propriamente humanas estão cada vez mais alienadas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ana Paula Souza Araujo -
Embora o uso da tecnologia na sala de aula seja indiscutivel, e a exemplo disso são os smartphones nas mãos de nossos alunos, e isso seja uma questão preocupante. Podemos observar muitos educadores também utilizando essa tecnologia de maneira obsoleta, utilizando materiais de outros professores sem dar o devido crédito.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA -
A cada dia surge uma nova interface tecnológica. Mas, até que ponto estamos sendo formados para uso das tecnologias no contexto educacional?
Em resposta à WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Arthur Vieira Duran -
O quadro de professores apresenta diferentes gerações, perfis, formações e visões sobre o processo de ensino-aprendizagem. Todavia, devemos estar propensos a inovações e novas formas de conhecimento. Assim apesar de não estarmos totalmente aptos para o uso de tecnologias, acredito, que devemos estar abertos e predispostos a facilitar os Saberes aos nossos alunos.
Em resposta à Arthur Vieira Duran

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Luiz Felipe Gomes Martins -
Se a tecnologia facilita a aprendizagem, até que ponto deixa de assim ser para torna-se uma ferramenta de empecilho? Afinal, como educador tem sido desafiante competir na sala de aula com aparelhos que ofertam melhores fontes de prazer do que estudar filósofos da antiguidade. Assim, utilizar ferramentas ou equipamentos tecnológicos durante as aulas não garantem a consciência estudantil de que os mesmos estarão "conectados" com as aulas. Desse modo, com base em pesquisas que dizem sobre se os usos de tecnologias em processo de aprendizagem são eficazes e por ocupar o espaço docente, vejo que não são. Por fim, não acredito que um aluno vai aprender a escrever, se não escrever. Assim, métodos tradicionais não devem ser banalizados.
Em resposta à WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Aleise Guimarães Carvalho -
Não. Nós não estamos sendo formados para usar tecnologias no contexto educacional. Não há formação continuada para os profissionais da educação fazerem uso das ferramentas tecnológicas em suas aulas. E, inclusive, os cursos de licenciatura também não têm se preocupado em atualizar as abordagens de formação dos profissionais que atuarão em sala de aula.
Assim, tudo o que realizamos como inovação tecnológica em sala de aula são ações aprendidas pelo autodidatismo e versatilidade dos professores. Ou seja, a pequena parte dos professores que consegue desenvolver ações inovadoras com recursos tecnológicos em sala de aula faz a partir do que aprendeu por si mesmo.
Pela falta de formação, muitos profissionais fazem uso de métodos de ensino completamente tradicionais e tentam inovar inserindo algum recurso tecnológico. O resultado disso é que tudo continua do mesmo jeito, mas desenvolvido com ferramentas diferentes (agora mais tecnológicas) das que anteriormente eram utilizadas.
Em resposta à WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Camyla Silva da Costa -
Boa noite, Willaws.
Boa reflexão!
Se olharmos para o contexto atual, vemos o quanto os/as docentes precisam de formação continuada para saber conduzir boas práticas tecnológicas em sala. Então, fala-se tanto em criar possibilidades para a inserção das tecnologias em sala, mas não pensa em formações teóricos práticas para professores/as, sobre meios os quais possam criar essa interatividade com os/as educandos/as.
Lembrando que é papel do/ professor/a estar se atualizando e buscando novos métodos, mas se tratando de tecnologias é um assunto bem específico, necessita de um suporte maior e mais técnico.
Em resposta à WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ludymila Furtado Cantanhede -
Acredito que os cursos de licenciatura, principalmente nas graduações, devem possuir uma abordagem maior e mais aprofundadas na sua matriz curricular sobre a utilização de tecnologias na pedagogia. Além disso, é importante o desenvolvimento de estratégias que preparem o profissional para mudanças e para as constantes evoluções na área da informação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Arthur Vieira Duran -
O uso de novas tecnologias são ferramentas importantes e inegociáveis. Porém, nós docentes temos tempo suficiente para organizarmos uma plataforma educacional?
Em resposta à Arthur Vieira Duran

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Hortencia Helena e Silva Gonzalez -
Sim, Arthur, nós temos diversos desafios e demandas a enfrentar, muitas, inclusive, que extrapolam a nossa atuação mas por diversos fatores nos encarregamos delas, o que deixa as condições de trabalho inadequadas para nos aprimorar.
Eu acredito que as mudanças precisam vir em conjunto: a nível metodológico, procedimental, formacional e por legislatura eficiente. Há de se enteder a complexidade e magnitude do fazer doscente para valorizar de forma justa.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Aleise Guimarães Carvalho -
Os smartphones são bem-vindos em sala de aula, pois servem como ferramentas para aulas mais tecnológicas e interativas. Mas até que ponto essas aulas serão mais dinâmicas e atrativas, ao ponto de os alunos preferirem estar inteiramente na aula ao invés de acessarem as redes sociais que também estão disponíveis nos smartphones? Os alunos estão, de fato, participando da aula ou circulando pelas redes sociais?
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Luiz Felipe Gomes Martins -
Como alcançar de forma consciente a utilização de smartphones em sala de aula em prol da aprendizagem?
Em resposta à Luiz Felipe Gomes Martins

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Rhulio Rodd Neves de Aguiar -
Ao meu ver, uma série de fatores se relacionam com essa questão. Primeiramente, é necessário que os próprios smartphones estejam disponíveis para cada aluno, pois cada aluno e cada escola possuem um contexto específico. Outro ponto, é a questão de que a conexão de internet da própria escola seja garantida aos alunos durante as aulas, pois muitas escolas não tem as condições materiais suficientes para ofertar tal recurso a todos os discentes. E, também, a questão da reflexão e do planejamento por parte dos professores em utilizar os smartphones e a internet em sala de aula como recurso didático, sendo necessário contextualizar os potencias didáticos que estes recursos possuem na educação. Portanto, vale lembrar que tal tema é complexo e não há como indicar procedimentos assertivos a respeito do problema levantado, sem considerar o contexto de cada comunidade escolar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Hortencia Helena e Silva Gonzalez -
A automatização, mecanização do uso de certas tecnologias na nossa rotina nos cega para diversas possibilidades educacionais que elas podem contribuir.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Rogério Santos Ferreira -
Acredito que a tecnologia tem que ser de forma repensada no cenário estudantil atual.
Em resposta à Rogério Santos Ferreira

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por José Antonio Gonçalves de Sousa -
concordo, pois esta passando de maneira aleatoria perdendo sua real importância no meio estudantil, deixando de ser um método buscado para ensinar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Fabricio da Silva Lobato -
1) "Será que a tecnologia educacional nas aulas de matemática está realmente ajudando os alunos a aprenderem ou apenas os tornando dependentes de calculadoras e aplicativos?"
2) "A tecnologia educacional pode até facilitar alguns processos matemáticos, mas temos certeza de que está estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas dos alunos?
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Geovanna Bastos Gallito -
Essa pergunta provoca uma reflexão importante sobre o uso da tecnologia na educação matemática e seu impacto no processo de aprendizagem. Ela nos faz questionar se estamos promovendo o verdadeiro entendimento dos conceitos matemáticos ou apenas facilitando o acesso a ferramentas que podem substituir o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Rhulio Rodd Neves de Aguiar -
No contexto atual, de contato com diversos recursos tecnológicos e midiáticos, quais são as dificuldades que a comunidade escolar possui para integrá-los na prática docente?
Em resposta à Rhulio Rodd Neves de Aguiar

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Daniel Santos Mota -
Primeiramente, nem todos as escolas dispõem das ferramentas adequadas e necessárias à execução desses planejamentos, na realidade uma minoria. Em segundo lugar, há também, uma dificuldade grande dos adolescentes de hoje no uso de computadores, já que, diferentemente da geração anterior, eles tiveram pouco contato com mouse e teclado, usando muito mais as telas táteis de celulares e tablet.
No mais, nas disciplinas corretas e com o equipamento adequado, seria mais uma ferramenta muito útil no processo avaliativo, mas, ainda assim, apenas mais uma entre muitas que precisam ser usadas na avaliação da aprendizagem.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Vitor Fernando da Silva Felix -
O uso da tecnologia em sala de aula no Brasil ainda está sujeito a um recorte socioeconômico.
Em resposta à Vitor Fernando da Silva Felix

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Gabriel Flora Vieira -
Concordo plenamente, Vitor. Podemos, inclusive, atrelar sua colocação com o processo pandêmico e as fragilidades educacionais que lidamos hoje pela ausência de acesso aos meios tecnológicos. Podemos claramente perceber a defasagem em nossos alunos que não tiveram o acesso adequado aos meios digitais durante a pandemia,
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ana Raquel Alves de Negreiros -
Os meios tecnológicos para a educação são ferramentas e, assim como na definição dessa palavra, são extensões do corpo humano. Sem o agente humano, elas são esvaziadas de fundamentação e perdem seu fim principal.
Em resposta à Ana Raquel Alves de Negreiros

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Alice Elias de Souza -
Olá Ana!!! Tudo bem?
Exatamente por isso vemos que o setor educacional é o que menos aproveita o potencial da tecnologia educacional. Há uma ausência de políticas públicas voltadas para formação dos professores para lidar com uso das ferramentas tecnológicas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Maria Vera Lucia Medeiros -
1) Crie uma frase provocativa ou que promova a reflexão coletiva (Ex: “Atualmente a própria sala de aula é um laboratório, pois, a maioria dos alunos têm a sua disposição computadores portáteis: os smartphones!”;

A tecnologia na educação é como uma faca afiada - pode esculpir o futuro ou ferir profundamente se usada de forma irresponsável. A capacidade de refletir sobre o meio é a chave para garantir ou que nossos alunos sejam esculpidos em mentes brilhantes ou apenas sejam apenas consumidores e /ou consumidos pela informação.
Em resposta à Maria Vera Lucia Medeiros

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Thiago Junior Miranda Pompeu -
Olá, Maria.
Suas colocações são bem provocativas. Realmente, as tecnologias na educação devem possibilitar o conhecimento e a reflexão, isto é, deve enfocar na capacidade de refletir sobre o meio e não apenas em "utilizar por utilizar" a tecnologia. Assim, os educadores desempenham um papel fundamental nesse processo, orientando os alunos a não serem meros consumidores passivos de informações, mas sim a se tornarem criadores e pensadores críticos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Maria Vera Lucia Medeiros -
2) Em seguida, colabore com a discussão comentando alguma frase publicada por, pelo menos, um dos seus colegas.

A frase da colega Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes, " "A tecnologia tem aproximado quem está longe ou afastando quem está perto?" aborda um aspecto fundamental da influência da tecnologia em nossas vidas contemporâneas. A resposta a essa pergunta pode variar dependendo de como a tecnologia é utilizada. Por um lado, a tecnologia, especialmente as comunicações digitais, como smartphones e redes sociais, tornou mais fácil e eficiente manter contato com pessoas que estão fisicamente distantes. Isso possibilitou a conexão com amigos, familiares e colegas de trabalho em todo o mundo, o que é uma maneira positiva de aproximar pessoas que, de outra forma, estariam separadas pela distância geográfica. Por outro lado, o uso excessivo da tecnologia em situações sociais próximas, como reuniões familiares ou encontros com amigos, pode afastar as pessoas em um nível emocional e social. Muitas vezes, as pessoas estão tão envolvidas em seus dispositivos que não estão presentes no momento presente, o que pode prejudicar a qualidade das interações interpessoais. Portanto, a resposta à pergunta depende da forma como a tecnologia é utilizada e do equilíbrio entre o uso da tecnologia para manter conexões à distância e a capacidade de desligar os dispositivos e estar plenamente presente nas interações face a face. É importante refletir sobre como podemos usar a tecnologia de maneira mais consciente para promover a conexão em todas as áreas de nossas vidas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Geovanna Bastos Gallito -
1) "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."
2) "Será que a tecnologia educacional nas aulas de matemática está realmente ajudando os alunos a aprenderem ou apenas os tornando dependentes de calculadoras e aplicativos?" Essa pergunta provoca uma reflexão importante sobre o uso da tecnologia na educação matemática e seu impacto no processo de aprendizagem. Ela nos faz questionar se estamos promovendo o verdadeiro entendimento dos conceitos matemáticos ou apenas facilitando o acesso a ferramentas que podem substituir o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Keise Monique Chagas da Costa -
Acredito que há uma falta de capacitação muito grande grande quando se fala em tecnologia na educação. Percebemos que não se dá a devida importância para como os meios tecnológicos são inseridos na sala de aula.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Daniel Oliveira Rodrigues -
É possível perceber atualmente que o uso dos meios tecnológicos tem auxiliado na prática de ensino aprendizado, no entanto, existe uma grande preocupação do uso excessivo dos smartphones e computadores para outros fins que não aquelas que foram indicadas em sala de aula. Costumeiramente é perceptível os alunos(as,es) utilizando as redes sociais e não em processos de pesquisa.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Thiago Junior Miranda Pompeu -
Certos professores não utilizam as tecnologias digitais em sala de aula, seria uma forma de negar o uso dessas ferramentas ou simplesmente seria a falta de conhecimento sobre como utilizá-la?
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Alice Elias de Souza -

            

O uso da tecnologia educacional ainda é muito restrito ao setor privado. Há uma escassez de políticas voltadas para fomentar o desenvolvimento e uso da tecnologia no âmbito da educação pública no Brasil. 

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Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Stephanie de Oliveira Moreira -
A tecnologia e a gama de informações das quais temos acessos têm contribuído para a construção do conhecimento dos alunos ou têm criado uma série de indivíduos desinformados e reféns do imediatismo?
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Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por José Antonio Gonçalves de Sousa -
Nos dias atuais, a internet e uma ferramenta mais importante da comunicação, podendo ser usada de varias maneira em sala de aula, perdendo sua real importância quando não se usa de forma correta.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Daniel Santos Mota -
A ideia do AVA é extremamente interessante na perspectiva de determinadas disciplinas, mas muito complexa para serem aplicadas em outras, como nas áreas de humanas no ensino médio, talvez se adapte melhor ao ensino superior onde o nível das formulações teóricas seja mais elevado e haja mais espaço para o crescimento da dificuldade conceitual.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Gabriel Flora Vieira -
Até que ponto é viável a inclusão da tecnologia na sala de aula? Como utiliza-la sem que isso abra portas para uma utilização desenfreada da mesma em sala de aula ?
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Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Juliana Kohari da Silva -
No atual contexto, não se pode inibir totalmente o uso de tecnologias na sala de aula, incluindo celulares, na medida em que já estão muito integradas aos próprios estudantes, em sua rotina, em seu modo de agir e de pensar, contudo é preciso um planejamento pedagógico crítico para que tais tecnologias sejam usadas de modo a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, e não para atrapalhá-lo.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Lilian Santos Almeida -
Um bom professor deve usar de conhecimento e criatividade para inserir recursos tecnológicos no seu planejamento, inclusive questionando-os.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Camyla Silva da Costa -
As novas tecnologias, a globalização, as novas ideias sobre o aprendizado do/a aluno/a e o novo papel do/a professor/a, desafiam as abordagens tradicionais aplicadas à prática em sala de aula.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Silvana Maria Santos -
Será que estamos realmente preparados para o futuro que estamos criando?
Se as redes sociais nos conectam tanto, por que ainda nos sentimos tão desconectados?
Nós somos donos do nosso tempo ou o nosso tempo nos possui?
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Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ludymila Furtado Cantanhede -
Acredito que ainda não sabemos lidar com a internet e muito menos com a quantidade de informações que recebemos em tão pouco tempo. A evolução do ser humano socialmente não consegue acompanhar a evolução tecnológica.
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Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ludymila Furtado Cantanhede -
A avalanche de informações disponíveis para acesso dos estudantes facilitam ou dificultam a sua formação integral?