Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

Número de respostas: 59

 

Faça DUAS publicações: 

 
1) Crie uma frase provocativa ou que promova a reflexão coletiva (Ex: “Atualmente a própria sala de aula é um laboratório, pois, a maioria dos alunos têm a sua disposição computadores portáteis: os smartphones!”;
2) Em seguida, colabore com a discussão comentando alguma frase publicada por, pelo menos, um dos seus colegas.

 

ATENÇÃO:

Esse fórum exige duas publicações!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Renato Nonato Valerio -
Como assegurar que a navegação praticada na atualidade permitas aos estudantes uma ampliação do horizonte e não um afogamento num mar de informações?
Em resposta à Renato Nonato Valerio

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Daniel do Vale Silva -
Pergunta extremamente instigante, utilizar e mediar são processos diferentes. Saber acessar e filtrar as informações é um dos aprendizados mais urgentes para o séc. XXI.
Em resposta à Renato Nonato Valerio

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Vitor Cardoso -
é necessário criar algo que ainda não desenvolvemos, uma cultura digital. Algo que nos ensine que precisamos de limites para que nos usemos as máquinas e elas não nós usem. Para isso é necessário muita educação para todos na sociedade e para as crianças e adolescente regulamentar o uso das telas, regulamentar as redes, conteúdos, os horários de uso, para que eles os mais afetados desenvolvam auto controle
Em resposta à Renato Nonato Valerio

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Jacqueline Augusta de Almeida -
A resposta para o seu questionamento é a educação. Hoje temos acesso a muito informação, vindas de diferentes fontes, mas nem todas são confiáveis. Por isso, é preciso educar-se em relação as informações digitais e saber eleger aquelas que são confiáveis. Nesse sentido, o professor tem o papel importante de orientar os estudantes sobre esse assunto.
Em resposta à Jacqueline Augusta de Almeida

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Iara de Oliveira Borges -

Sim, com certeza. O papel do professor é mediar o uso dos recursos midiáticos nas propostas didáticas e fazendo disso um aliado ao ensino do aluno. No entanto, referia-me aos instrumentos eletrônicos. Esses aparelhos que a priori é um ótimo recurso, muitas das vezes está caindo no ledo engano de ser apenas uma replicação de método tradicional em que o professor reproduz a aula e o aluno fica na condição de mero observador. Nos últimos meses, algumas Escolas Estaduais receberam grandes quantidades de notes e de Tablet. Ok. Maravilhoso,  porém nessas aulas, os conteúdos que de acordo com o currículo, que já estão no repositório do sistema AVA e em slides devem ser replicados, com as perguntas postas e  os alunos têm um prazo definido para responderem,  posteriormente os alunos serão submetidos a uma avaliação, também nesse sistema.  Pergunto. Qual o papel do professor? E a ação do aluno nesse sistema de aprendizagem? Há entusiastas que apoiam essa metodologia.

Em resposta à Iara de Oliveira Borges

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Flávio Augusto Gomes Rosendo -
Prezada Iara, ótimas reflexões. As transformações provocadas pelo emprego cada vez mais vasto das tecnologias de informação e seu uso cotidiano expressam-se, também em sala de aula. A maneira como os professores são desafiados a lidar com os alunos que portam esses dispositivos guarda pertinência com a noção de controle que caracteriza os tradicionais modos de ensinar e que se reduzem a transmitir informações mecanicamente. Assim, os professores, quando não sabem o que os alunos estão fazendo nos celulares enquanto explicam e se os alunos estão atentos ao que falam, parecem experimentar que "perderam o controle”. A relação que os professores, como adultos, têm com os celulares é muito diferente daquela que se verifica com alunos jovens, nascidos na época digital, na qual o celular é quase uma extensão do próprio corpo. Portanto, a presença das tecnologias de informação , se alteram as relações sociais, também terão reflexos nas relações em sala de aula, a começar, pelo significado da figura do professor, que, em relação à internet, já não é mais havido como fonte de informações, mas certamente de saber.
Em resposta à Renato Nonato Valerio

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Gabriel Willian Callegari de Oliveira -
Olá!
Para assegurar que a navegação na internet seja educativa e não sobrecarregue os estudantes com excesso de informações, acredito que algumas diretrizes devem ser seguidas:

1. Habilidades de pesquisa: Ensinar os estudantes a realizar pesquisas eficazes na internet, incluindo como escolher palavras-chave, avaliar fontes e usar operadores de pesquisa.

2. Promover fontes confiáveis: Incentive o uso de fontes confiáveis, como sites acadêmicos, governamentais e institucionais, em vez de depender apenas de resultados de mecanismos de busca.

3. Pensamento crítico: Ajudar os estudantes a desenvolver habilidades de pensamento crítico para avaliar a qualidade e a credibilidade das informações que encontram online.


4. Fornecer orientação: Esteja disponível para orientar os estudantes e responder a perguntas, ajudando-os a interpretar e contextualizar informações.

5. Diversidade de fontes: Encoraje os estudantes a explorar uma variedade de fontes e perspectivas, promovendo a compreensão de diferentes pontos de vista.


6. Privacidade e segurança: Ensine os estudantes sobre a importância da privacidade online e as melhores práticas para manter suas informações seguras.


7. Fomente a curiosidade e o aprendizado ativo: Encoraje os estudantes a serem curiosos e a se envolverem ativamente na busca por informações, em vez de apenas consumi-las passivamente.

Essas práticas podem ajudar a garantir que a navegação na internet seja uma experiência enriquecedora e educativa para os estudantes, em vez de um afogamento em um mar de informações.
Em resposta à Renato Nonato Valerio

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Matheus Carvalho do Valle da Silva -
Acredito que o primeiro passo seja limitar, em um esforço conjunto de comunidade, o uso dos smartphones e gadgets para as crianças pequenas, estabelecendo horarios e idade adequada. Essa exposição incipiente acarreta diversos problemas emocionais e de autocontrole que extrapolam o limite das paredes de casa. O professor junto aos pais deveriam ser barreiras ao uso precoce e aos prejuízos, fazendo uso de sua posição para utilizar tecnologias que sejam efetivamente capazes de gerar interesse, mas sem destruir a mente dos alunos.
Em resposta à Renato Nonato Valerio

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Vinícius Mendes -
É necessário possibilitar a construção de uma visão critica dos estudantes de como a internet pode ser danosa a sua aprendizagem. Além disso, criar momentos em que a habilidade de filtrar e escolher informações seja trabalhada.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Daniel do Vale Silva -
É necessário implementar tecnologias adaptadas a realidade da educação básica brasileira!
Em resposta à Daniel do Vale Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ilana Gasparini de Souza -
Implementar e capacitar os professores a essa tecnologia.
Em resposta à Ilana Gasparini de Souza

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Flávia Rocha dos Santos -
Perfeito colega, ainda temos muitos professores resistentes as novas tecnologias e muitos professores que anseiam por formações para que consigam desenvolver o ensino aprendizagem com eficácia.
Em resposta à Daniel do Vale Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Felipe Raposo -
Concordo, fala-se muito sobre propostas pedagógicas que inegavelmente se apresentam como eficiente, porém ainda pouco se discute como a matriz curricular, e inclusive alguns métodos pedagógicos, não levam em consideração as diferenças e especificidades culturais. O Brasil é um país continental, e assim como cada indivíduo percebe o mundo de diferentes formas por questões cognitivas e preferenciais, a lente da cultura também deve ser considerada.
Em resposta à Daniel do Vale Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Priscilla Fernandes Vargas Gomes -
Olá
Exatamente. É importante a utilização de Tecnologia da informação na educação na pratica pedagógica. Mas existem vários desafios a serem superados.
Em resposta à Priscilla Fernandes Vargas Gomes

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Isabela Pereira -

Olá, Priscilla! Concordo totalmente com o seu posicionamento! A integração da tecnologia da informação na educação é essencial para melhorar a prática pedagógica, mas enfrenta desafios significativos. Um dos principais é o uso descuidado de dispositivos móveis como celulares nas salas de aula. Muitos alunos estão cada vez mais inclinados a ignorar o aprendizado, passando a maior parte do tempo em seus dispositivos. A falta de disciplina necessária para equilibrar o entretenimento digital com as responsabilidades académicas é uma questão premente que tem de ser abordada.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ilana Gasparini de Souza -
É fácil mandar implementar, o difícil é capacitar todos.
Em resposta à Ilana Gasparini de Souza

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por José Edvaldo Salustiano Barbosa -
Exatamente! Observamos que um dos grandes fatores para não implementação é a falta de capacitação dos docentes, e essa não é uma questão relativa apenas às tecnologias, mas em outras esferas dentro do contexto educacional também. Formar bem, é assegurar a efetivação de uma política pública que seja de fato para todos.
Em resposta à Ilana Gasparini de Souza

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Amanda Azevedo Abou Mourad -
Concordo plenamente! Acredito que é difícil capacitar e mudar a opinião daqueles que não utilizam e são contra a utilização das tecnologias digitais na sala de aula
Em resposta à Ilana Gasparini de Souza

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Renato Nonato Valerio -
Acredito que na atualidade existem muitos espaços nos quais nós professores podemos ampliar nossos conhecimentos e entendermos que os letramentos digitais são fundamentais para a sociedade na qual estamos inseridos. Nesse sentido acredito, que muitos de nós já estamos capacitados para usá-las afinal de contas elas fazem parte do cotidiano. A questão para mim é como tornar seu uma experiência crítica e reflexiva de modo que crianças e adolescente consigam opinar sobre os conteúdos que existam e sejam capazes de associar outros a práticas de letramentos escolares.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Vitor Cardoso -
A exemplos atuais que a digitalização do espaço escolar pela simples digitalização não é benéfica para o processo educativo, a UNESCO recomenda a proibição dos celulares em ambiente escolar em todos os países do mundo, EU CONCORDO!
Em resposta à Vitor Cardoso

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Juliana Gomes Pantoja -
Compartilho da mesma opinião. Conforme indicado no relatório da UNESCO publicado em julho de 2023, foi identificado que a mera presença de dispositivos móveis nas proximidades dos estudantes pode desencadear distrações que impactam negativamente o processo de aprendizado em 14 nações. Além disso, uma prolongada exposição às telas também tem o potencial de comprometer o autocontrole e a estabilidade emocional, contribuindo para o aumento dos níveis de ansiedade e depressão.
Em resposta à Vitor Cardoso

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Raphaella Gomes Lyrio -
Concordo. Há tecnologias que não trazem benefício algum para determinados ambientes. Este é um exemplo claro, onde os celulares somente provocam distração.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por José Edvaldo Salustiano Barbosa -
Mesmo submersos em um mar tecnológico e bombardeados constantemente com informações desnecessárias, tais recursos não garantem a efetivação da aprendizagem se o professor não estiver disposto a aprender a utilizá-la da maneira correta e a família a fomentá-la.
Em resposta à José Edvaldo Salustiano Barbosa

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Kaio Wêdann de Oliveira -
A utilização dos recursos tecnológicos se faz de extrema necessidade, cabe aos professores, junto com a coordenação e gestão, buscar recursos que possibilitem esse aprendizado, bem como, participar de capacitações que venham auxiliar nessa utilização das ferramentas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Kaio Wêdann de Oliveira -
Como inserir na escola pública, um ensino de qualidade, utilizando recursos tecnológico?
Em resposta à Kaio Wêdann de Oliveira

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Raissa Marin de Oliveira -
Um ensino de qualidade não precisa estar atrelado a ferramentas tecnológicas. Um ensino de qualidade está muito mais relacionado com a forma com que o professor expõem os temáticas, sou seja se o professor trás sentido ao conteúdo, aplicando no cotidiano do aluno, levando em consideração os conhecimentos prévios e as singularidades de cada aluno. Claramente, as ferramenta tecnológicas podem auxilia muito nesse processo, mas não é a única forma de faze-lo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Jacqueline Augusta de Almeida -
A presença das tecnologias digitais na educação impõe uma exigência formativa a profissão docente. Portanto os cursos de formação inicial e continuada precisam incluir disciplinas que possibilitem o desenvolvimento de competências digitais aos professores.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Iara de Oliveira Borges -
As inserção de novas tecnologias nas metodologias pedagógicas como mecanismo didático é uma ruptura ao processo de ensino aprendizagem, porém se não for bem estruturado numa sequencia didática em que a ação professor/aluno ocorra de modo interativo correrá o risco de perpetuar o ensino mecanicista em que não ocorre a interação do aluno investigador.
Em resposta à Iara de Oliveira Borges

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ana Angélica Gonçalves da Silva -
De fato o uso de recursos tecnológicos na sala de aula é essencial, possibilita a interação, praticidade, enfim, abre caminho para novas possibilidades educacionais, mas é necessário que todos tenham acesso, que haja um bom planejamento e uso consciente das tecnologias favorecendo o ensino ao invés de prejudicá-lo. Além disso, não podemos nos esquecer, que embora as novas tecnologias tenham nos apresentado novas formas de ensinar e aprender, nada substitui a presença física, a proximidade, enfim, o humano!
Em resposta à Iara de Oliveira Borges

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Hilda Progênio Morais -
Perfeitamente. É necessário que o professor se capacite de modo que torne aquela ferramenta digital em uma estrutura pedagógica acessível para o aluno. O docente deve estar atento que é fundamental com os educandos a comunicação, gerando respostas para sua problemática, alcançando uma aprendizagem efetiva.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Ana Angélica Gonçalves da Silva -
Se hoje fala-se tanto em educação humanizada, talvez seja porque o uso exagerado da tecnologia tenha tornado os contatos mecânicos e superficiais. O que afeta diretamente o processo de ensino aprendizagem.
Em resposta à Ana Angélica Gonçalves da Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Flávio Augusto Gomes Rosendo -
Certamente, cara Ana. Dada a vulgarização do uso das tecnologias de informação, capitaneadas pelo uso massivo de smartphones, tablets, notebooks, desktops, que permitem a interação social por meio da internet, relações afetivas se formam, também, no ambiente digital, em suas múltiplas plataformas e redes sociais. O afeto é, atualmente, preferencialmente demonstrado por meio de “likes” e emojis, ao passo que as brincadeiras são on-line por acesso compartilhado entre os membros da equipe.
A educação mediada por tecnologias de informação, a princípio, não extinguirá o afeto, mas podem enfraquecer muito os vínculos pessoais e sociais que nascem do afeto. Trata-se de algo que nós, educadores, devemos trabalhar para que os alunos não percam em “humanidade” durante a mediação cada vez mais intensa da tecnologia.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Gabriela Livreri Stein Mamprin -
É importante para o professor se manter atualizado e saber "falar a língua" dos alunos para conseguir instigá-los com os conteúdos, o que inclui adotar tecnologias atuais em suas metodologias.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Raphaella Gomes Lyrio -
A tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a educação, mas deve ser usada de forma criteriosa e integrada ao currículo de maneira significativa e eficaz.
Em resposta à Raphaella Gomes Lyrio

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Bruna Soares de Lacerda -
A tecnologia oferece diversos benefícios, mas quando usuário não sabe utilizá-la está fadado ao mundo conspiratório das redes socias. Por isso acredito que seja importante elaborar debates sobre notícias falsas como eles devem buscar informações verídicas, sites confiáveis.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Flávio Augusto Gomes Rosendo -
As mudanças no exercício da docência, no âmbito de uma educação informatizada, motivam reflexões sobre qual seria seu novo foco, tendo em vista que o professor não é mais a principal fonte de informações acerca do objeto estudado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Felipe Raposo -
A iniciação científica deveria ser a educação básica ao invés da graduação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Bruna Soares de Lacerda -
Os alunos estão imersos em um mundo globalizado, ao qual possuem notícias a todo momento. Como professores como podemos usar da metodologia ativa para atrair a concentração dos alunos para o conteúdo apresentado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Matheus Carvalho do Valle da Silva -
O celular e outros dispositivos em sala de aula mais atrapalham a aprendizagem que ajudam se não houver mediação responsável e cuidadosa.
Em resposta à Matheus Carvalho do Valle da Silva

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Flávia Rocha dos Santos -
Concordo colega, o celular em sala de aula pode ser uma ferramenta positiva para o processo do ensino aprendizagem, porém, se não há um planejamento, um objetivo através desse suporte, acaba atrapalhando todo o processo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Vinícius Mendes -
Como transformar o celular e outras tecnologias como as rede sociais em ferramentas de aprendizagem, sabendo que estes elementos por vezes representam mais uma distração com uma serie de conteúdos pobres do que algo realmente produtivo?
Em resposta à Vinícius Mendes

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Izabel Aparecida Fontes dos Santos -
Então as tecnologias é uma grande aliada do professor hoje, minha área é exatas(matemática), tenho aplicativos até e jogos aonde conseguimos ilustra o que foi explicado em sala de aula, como na geometria que é a maior dificuldade dos alunos, tem ajuda muito o desempenho.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Flávia Rocha dos Santos -
Os professores estão conseguindo usar a tecnologia assertivamente em sala de aula?
Em resposta à Flávia Rocha dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Diego de Souza Vieira -
Creio que para isso acontecer, seja necessário dois pilares: acesso aos recursos e dispositivos e um treinamento adequado aos professores. Paralelamente, é necessário conscientizar e preparar os discentes para que use a tecnologia a favor da aprendizagem, de maneira crítica, ética e responsável
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Hilda Progênio Morais -
Os professores devem ser capacitados para o uso das ferramentas e plataformas digitais em sala de aula, pois, de nada serve uma rede de novas possibilidades para uma melhor aprendizagem sem a devida qualificação do docente.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Fernanda Sherllen da Silva Mendes -
Estamos construindo um futuro no qual as tecnologias digitais nos manterão mais conectados ou simplesmente nos tornando reféns de nossos próprios dispositivos e das disposições da revolução tecnológica?
Em resposta à Fernanda Sherllen da Silva Mendes

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Fernanda Sherllen da Silva Mendes -
Estamos caminhando em direção a um mundo cada vez mais interligado, onde as tecnologias digitais desempenham um papel fundamental em conectar pessoas, informações e conhecimentos. Isso pode ser percebido em muitos aspectos de nossas vidas, como redes sociais, comunicações instantâneas, acesso constante à internet e na inserção desses mecanismos no contexto escolar.
Contudo, em vez de aproveitarmos os benefícios da tecnologia para nos conectarmos, obtermos mais conhecimentos, expandirmos nossas habilidades e melhorarmos nossas vidas, estamos, na verdade, nos tornando dependentes e, de certa forma, "prisioneiros" de nossos dispositivos eletrônicos. Isso pode ser visto em situações em que as pessoas estão constantemente distraídas por seus dispositivos, tornando-se menos presentes em suas interações pessoais ou até mesmo prejudicando sua saúde mental devido ao uso excessivo da tecnologia.
No contexto escolar, essa dependência pode ser ainda maior e mais problemática, pois o uso de tecnologias digitais não pode se dar em um vazio pedagógico. Tampouco deve substituir completamente o contato pessoal e o desenvolvimento de habilidades como, por exemplo, a escrita manual (habilidade motora) que, atualmente, compete com as digitações em dispositivos como smartphones, tablets e computadores, munidos de seus corretores ortográficos, previsão e sugestão de palavras, etc.
Em resposta à Fernanda Sherllen da Silva Mendes

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Jennifer Adryene Silva Carvalho Moura -
Boa noite Renata
Seu questionamento me trouxe muita reflexão, um deles foi de pensar que as tecnologias digitais são divulgadas como ferramentas de aproximação e conexão, mas será que estão fazendo realmente isso ou estão nos afastando sem que percebamos? Pois ao andarmos pelo lugares a todo momento vemos presas aos seus dispositivos eletrônicos sem olhar o outro ao seu lado. Que tipo de conexão é essa que nos desconecta do que está ao nosso lado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Isabela Pereira -
No Brasil, pensar em educação tecnológica muitas vezes é confrontar a dura realidade da lacuna digital nas escolas públicas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Jennifer Adryene Silva Carvalho Moura -
O mundo todo em nossas mãos!
Em resposta à Jennifer Adryene Silva Carvalho Moura

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Jennifer Adryene Silva Carvalho Moura -
Essa frase me faz refletir no peso que a mesma pode causar. Ao mesmo tempo que as TICs permitem que tenhamos acesso a quase tudo de quase qualquer lugar, me faz pensar se essa quantidade de informação entregue a nós a todo momento seja realmente benéfica. Enquanto aprimoramos as tecnologias estamos também aumentando casos de doenças como ansiedade, burnout entre outras. Essa exposição excessiva de informações a todo momento tem seu peso e deveríamos começar avaliar se realmente aguentamos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Izabel Aparecida Fontes dos Santos -
A tecnologia é uma grande aliada do professor hoje, porque muitos deles ainda se recusam a usar esse auxílio?
Em resposta à Izabel Aparecida Fontes dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Mateus Gomes da Silva -
Olá!! Acredito que muitos não utilizam a tecnologia por não saberem metodologias eficazes para aplicá-las em sala, ou por simplesmente não saberem utilizar essas ferramentas. Me lembro que na pandemia, quando as aulas EAD se tornaram mais constantes no ensino básico, isso ficou um pouco evidenciado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Amanda Azevedo Abou Mourad -
Será que, com o avanço das tecnologias digitais, a humanidade está construindo um mundo mais conectado ou só estamos nos tornando mais isolados em nossos próprios dispositivos?
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório da semana (03/09)

por Mateus Gomes da Silva -
Hoje em dia, o principal questionamento não é se iremos utilizar as tecnologias digitais disponíveis, mas como as usaremos.