Temos que a música Globalização,
o delírio do dragão da Tribo de Jah, retrata uma crítica a Globalização no
sentido de como a Globalização secunda o desenvolvimento de uma parte das pessoas
e a retirada de outras (em especial as pessoas em vulnerabilidade socioeconômica)
dos benefícios que esse processo propicia. No que se refere ao documentário o Encontro
com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (Sílvio Tendler, 2006), ele
retrata os efeitos sociais trazidos pela Globalização no sentido da
substituição da real necessidade pelo consumismo desenfreado. Esse consumismo é
benéfico especialmente aos governos e donos do capital, pois esses acabam
padronizando cada vez mais o consumo, e isso acarreta em uma alienação para o
consumo desnecessário. O texto da semana traz a reforma da educação nos anos
1990, onde muitos países passaram por reformas na área da educação em resposta
às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas decorrentes da globalização.
Essas reformas frequentemente buscavam alinhar os sistemas educacionais às
demandas de um mercado de trabalho em constante transformação e a uma maior
interconexão internacional. A relação entre o texto da semana, a música e o
documentário estão na forma como todos eles abordam o fenômeno da globalização
e suas implicações. A reforma da educação dos anos 1990 reflete o esforço de
preparar as novas gerações para um mundo cada vez mais interconectado, porém
também levanta preocupações sobre a padronização do ensino e a perda de
identidade cultural. A música "Globalização, o delírio do dragão!" e
o documentário "Encontro com Milton Santos" compartilham críticas e
análises sobre os efeitos negativos da globalização, enfocando questões
sociais, culturais e econômicas. Em síntese, os três elementos estão conectados
pelo tema da globalização e suas ramificações na sociedade, na cultura e na
educação, trazendo à tona tanto os aspectos positivos quanto os desafios dessa
complexa transformação global.