Olá Maria Lucilene!
Ensinar e aprender são acessíveis a todas as pessoas, independentemente de deficiências. Inicialmente, é essencial compreender o aluno, sua história e percepção do ambiente. Uma avaliação individual e diagnóstica é crucial. O professor da sala inclusiva, que acolhe alunos neurotípicos e atípicos, deve adaptar seu ensino para essa realidade. Isso leva à possibilidade de lecionar em escolas remotas, onde todas as séries do 1º ciclo estão reunidas, às vezes com alunos com deficiência. Isso é desafiador, especialmente em escolas multisseriadas, onde um professor aborda todas as matérias e aspectos administrativos. A experiência é valiosa e recompensadora.
Bons estudos!
Ensinar e aprender são acessíveis a todas as pessoas, independentemente de deficiências. Inicialmente, é essencial compreender o aluno, sua história e percepção do ambiente. Uma avaliação individual e diagnóstica é crucial. O professor da sala inclusiva, que acolhe alunos neurotípicos e atípicos, deve adaptar seu ensino para essa realidade. Isso leva à possibilidade de lecionar em escolas remotas, onde todas as séries do 1º ciclo estão reunidas, às vezes com alunos com deficiência. Isso é desafiador, especialmente em escolas multisseriadas, onde um professor aborda todas as matérias e aspectos administrativos. A experiência é valiosa e recompensadora.
Bons estudos!