O texto da primeira semana aborda as características gerais da reforma da educação dos anos 1990, contextualizando esse período e tratando as mudanças ocorridas no campo da educação no Brasil durante essa década
O texto menciona que os anos 1990 foram marcados por mudanças significativas na política, cultura e economia, devido ao fenômeno da globalização, que trouxe muitos desafios para o papel do Estado e da Nação e suas políticas sociais diante do capitalismo. O Estado enfrentou a escolha entre implementar políticas sociais ou servir aos interesses do mercado global.
A música da banda Tribo de Jah aborda de forma crítica a globalização e seus impactos, indo contra o capitalismo e os grandes poderes globais sobre a vida das pessoas, trazendo preocupações com a identidade da cultura, exploração econômica e desigualdades sociais.
O documentário "Encontro com Milton Santos" explora as reflexões do renomado geógrafo brasileiro Milton Santos sobre a globalização e suas implicações, principalmente para os países em desenvolvimento. Ele retrata que a globalização é vista de uma maneira desigual, com o Sul global enfrentando desafios e consequências , se formos comparar ao Norte global, criticando a imposição de padrões globais sobre realidades locais, demonstrando a importância de se defender a diversidade cultural e econômica das nações.
Portanto, o texto da primeira semana de curso, a música da Tribo de Jah e o documentário de Sílvio Tendler, ampliam o tema para abordar os desafios da globalização, cada um contribuindo com perspectivas diferente, mas importantes.