Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1

Globalização para quem?

Globalização para quem?

por Jakelyne Lima dos Reis - Número de respostas: 0


Há muito em comum com o texto da semana, a música e o documentário sugeridos. O texto da semana mostra que o início da década de 90 foi marcado por intensas transformações em diversas áreas do conhecimento em nosso país e no mundo. Áreas como: esporte, música, ciência, política e economia apresentaram novidades nesse contexto. Ou seja, o fenômeno da Globalização em ascensão. As reformas educacionais surgiram com o patrocínio do Banco Mundial, mas que apenas reforçavam uma lógica para formar consumidores e não cidadãos críticos e intelectuais. A educação passava por um momento delicado, eram muitas as demandas a serem supridas para oferecer de fato o que contemplava o Art. 205. 

A música “Globalização, o delírio do dragão! – Tribo de Jah”, se relaciona muito bem com o que é colocado pelo documentário proposto “Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá”. Os três mundos que a música aborda, é explicado pelo geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor universitário brasileiro, Milton Santos. Primeiramente o mundo como falam, o mundo ‘perfeito’, em que todos estão conectados e modernizados. O segundo mundo é o mundo real, o mundo perverso, no qual existe um alto índice de pessoas passando fome, sucateamento da saúde e educação, pessoas em situação de rua, crescimento de favelas e periferias e entre outras situações. O terceiro mundo é o mundo como pode ser, o que é proposto por Milton Santos, em que as pessoas deixam de ser marginalizadas e passam a ter acesso aos direitos básicos que constituem uma qualidade de vida. 

Fisicamente falando, percebemos duas grandezas diretamente proporcionais, aumento do capitalismo e consequentemente da pobreza. Percebemos o quanto o capitalismo é dominante e como pessoas ricas, ficam mais ricas às custas de pessoas pobres, ficam mais pobres.