A música “Globalização, o delírio do dragão”! Tribo de Jah e o documentário, “Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá, apresenta reflexões e afirmações sobre o sistema que é a globalização.
A globalização foi pioneira para o avanço da tecnologia e esse avanço permitiu levar as informações a povos longínquos, contribuindo assim para o crescimento educacional e estrutural de vários povos e nações. Infelizmente, a globalização não trouxe apenas conquistas para os povos, mas também um alarmante crescimento da desigualdade social, pois o apoio financeiro que os países recebem do Banco Mundial, por exemplo, contribui para um desenvolvimento nada democrático que favorece políticas que visam privatizações, o aumento da desigualdade social e a ampliação do capitalismo.
Milton Santos, reflete o papel do cidadão brasileiro mediante ao crescimento do capitalismo, o que nos permite refletir o quanto nos deixamos ser influenciados por políticas e doutrinas americanas e europeias. O documentário apresentou também os países como China e Japão que souberam de forma efetiva aproveitar o crescimento mundial e adotar políticas que efetivamente contribuem e garantem os direitos de sua população.
A Tribo de Jah, apresenta em sua música “Globalização, o delírio do dragão”, exatamente o posicionamento que Milton Santos apresentou no documentário, pois vivemos em um mundo nada democrático, como afirma o trecho:
“É
a lei infeliz do grande capital
O
poder da grana internacional
Que
faz de cada país apenas mais um seu quintal
É
o poder do dinheiro regendo o mundo inteiro”
Esse trecho reafirma que somos e fazemos parte de um sistema chamado globalização, onde somos vitimas de investimentos internacionais e que o poder está no dinheiro e não na democracia.