A relação do texto da semana, com a música “Globalização, o delírio do dragão!” da banda Tribo de Jah e o documentário “Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá”, enfatiza os problemas, divergências e inconsistências bem complexas relacionadas a globalização.
Os pontos que mais enfatizam e se destacam, em todos eles, é a preocupação com meio social e a forma como a globalização tem tratado todos esses problemas humanitários.
Por exemplo:
- Em relação a homogeneização Cultural: é a preocupação da perda de identidade cultural devido a influência de culturas estrangeiras, a exploração dos produtos culturais globais em relação aos nacionais etc.
- Desigualdades Sociais e Econômicas: a globalização fez com que a divergência de igualdades sociais e econômicas se acentuasse, dificultando a vida dos mais necessitados e os mais abastados ficando mais ricos e, podendo assim dizer, que as nações mais ricas explorando as mais pobres.
- Impactos Sustentabilidade e os Ambientais: degradação e exploração do meio ambiente visando os lucros momentâneos.
- Perda da Soberania Nacional: quando toda essa globalização influencia as nações, de tal maneira que essas comecem a perder a sua autonomia de tomadas de decisões em seus países, forçando e submetendo os interesses internacionais.
- Resistência e Alternativas: quando as sociedades começam a protestar pelos seus direitos, suas autonomias e não querendo se submeter as decisões internacionais. Tanto é que foi possível observar algumas comunidades buscando alternativas de subsistência, sem depender da globalização, visando até a sustentabilidade de sua comunidade.
- Pontos positivo – desenvolvimento de tecnologias, as quais foram e estão sendo levadas, mesmo que gradativamente, aos povos mais afastados de uma sociedade “urbana”, podendo assim dizer, e que todo o mundo consegue receber informações mais diretas do que de fato está ocorrendo nesses locais. Levam conhecimento, esse sendo necessário passar por um filtro, para não cair em informações falsas.
E no Brasil, o que tivemos? Bem, tivemos algumas adequações nos nossos planos educacionais até para atender aos quesitos internacionais. Muitos ocorreram na década de 90, em meio a diversos fatos que a sociedade brasileira estava vivenciando e, ainda estamos vivemos as transformações. A globalização aqui trouxe também pontos positivos e negativos, mas há a necessidade de se ouvir e analisar grandes mentes, analistas e historiadores de ambos os lados, para entendermos e refletirmos as “verdades” de cada um, com respeito, olhar analítico, para que possamos construir um conhecimento, uma opinião e passarmos a agir de maneira que todos os povos possam ser beneficiados.