O texto da semana apresenta o contexto brasileiro nos anos 90. A década de 90 foi marcada por importantes mudanças políticas e econômicas, mas também houve importantes avanços para a educação, como a sanção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a criação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Nesta década, deram-se inúmeros pontapés em direção a globalização, sendo esta responsável por um olhar mais universal para a educação.
Por outro lado, apesar dos benefícios trazidos pela globalização, houve exacerbada potencialização do capitalismo, que conforme denunciado na música "Globalização, Delírio do Dragão! - Tribo de Jah", afeta diretamente as comunidades mais vulneráveis, aumentando a desigualdade por meio da exploração das classes menos favorecidas e dificultando a distribuição das riquezas, tornando poucas pessoas detentoras de grandes poderes e fortunas. Ainda neste sentido, o documentário de Sílvio Tendler buscou dar voz ao Geógrafo Baiano Milton Santos, que afirmava não ser contra a globalização, mas sim contra o modelo que vinha sendo criado e fomentado pelos mais poderosos.
De modo geral, os materiais reconhecem a importância da globalização para o avanço em diversas áreas, mas questionam os "custos" deste movimento, sobretudo para os mais pobres.