A inclusão requer a participação ativa no processo de ensino e aprendizagem, socialização, e vivência ? Para que isso ocorra de forma a escola pode se organizar? E o currículo como deve ser adaptado as necessidades dos alunos que precisam ser incluídos numa educação inclusiva para todos, com os mesmos direitos?
Olá Marta!
Sim, a inclusão demanda participação ativa no ensino, aprendizagem, socialização e vivência. Para isso, a escola pode se organizar promovendo formação de professores, adaptação de ambientes, parcerias com especialistas e incentivo à colaboração entre alunos.
Quanto ao currículo, deve ser adaptado para atender às necessidades dos alunos de forma flexível, valorizando suas habilidades e interesses individuais. Isso pode envolver ajustes nos métodos de ensino, avaliações diferenciadas e uso de recursos acessíveis para garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades.
Sim, a inclusão demanda participação ativa no ensino, aprendizagem, socialização e vivência. Para isso, a escola pode se organizar promovendo formação de professores, adaptação de ambientes, parcerias com especialistas e incentivo à colaboração entre alunos.
Quanto ao currículo, deve ser adaptado para atender às necessidades dos alunos de forma flexível, valorizando suas habilidades e interesses individuais. Isso pode envolver ajustes nos métodos de ensino, avaliações diferenciadas e uso de recursos acessíveis para garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades.