A cerca do vídeo proposto para este foram, a pesquisador Dr. Vera Capellini apresenta os avanços que a Educação Inclusiva e especial percorreu ao longos das décadas, podemos citar: O Plano Nacional da Pessoa com Deficiência, o PNE que garante e zela pela educação inclusiva, temos o decreto 10.195/2019 que reorganiza a estrutura educacional que estabelece que a educação inclusiva deve se concentrar em duas diretorias: (a diretoria de educação especial e a diretoria de politicas de educação bilingue de surdos).
Dessa forma, compreendemos que a educação inclusiva e especial avançou consideravelmente, se analisamos o contexto histórico e o descaso ao longos dos anos, pois a pessoa com deficiência seja física ou mental era considerada incapaz, sendo marginalizada pela sociedade.
Contudo, é necessário avançamos em politicas públicas que garantam o acesso e inclusão da pessoa com deficiência nos espaços sejam públicos ou privados, pois é fácil compreensão, perceber que a realidade e diferente do que a lei garante.
Em resposta à Layse Américo Santos
Re: Avanços da Educação Inclusiva e Especial
por Ricael Spirandeli Rocha -Parabéns Layse, o vídeo aborda os avanços da Educação Inclusiva e Especial, mencionando marcos como o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência e o decreto 10.195/2019, que reorganiza a educação inclusiva em diretorias específicas. Isso evidencia um progresso significativo, considerando o histórico de marginalização das pessoas com deficiência. No entanto, apesar das leis, há a necessidade contínua de políticas públicas eficazes para garantir a verdadeira inclusão nos espaços públicos e privados, que muitas vezes difere da realidade.
Bons estudos!
Bons estudos!