O texto é uma análise documental que discute a lei nº 13.415/2017 e seus impactos na educação profissional técnica de nível médio. O autor argumenta que historicamente, as políticas para a educação profissional vêm subjugando essa formação aos desmandos do mercado de trabalho, submetendo-se aos modos de produção capitalista. A atual lei não contribuiu para a valorização do ensino técnico, tampouco favoreceu políticas de formação docente para essa modalidade de ensino. Ao contrário, induziu o notório saber que é uma maneira de garantir profissionais, não professores, regentes de salas de aula para educação profissional técnica de nível médio.
O texto cita referências de autores como Dermeval Saviani para embasar seus argumentos. Segundo o autor, a lei pode ser um retrocesso para a valorização do ensino técnico e para a formação docente nessa modalidade de ensino. Além disso, o texto destaca a contradição entre a formação profissionalizante e a formação acadêmica, que pode limitar o acesso dos egressos dos cursos profissionalizantes ao nível superior. O autor defende que é primordial melhores planos de carreira e salário para os profissionais da educação, além do respeito à profissão professor.