Os estudos da Semana 2, apresenta e analisa os marcos históricos, políticos e socioeconômicos que demarcam o financiamento, os objetivos e as Diretrizes para educação técnica e profissional, compreendida como uma modalidade da educação básica a ser ofertada em escolas públicas e privadas. O artigo “Educação profissional e a reforma do Ensino Médio: lei n.º 13.415/2017”, aborda a discussão em torno dos impactos da aprovação da Lei que reforma o ensino médio na educação profissional, onde esclarece que a uma flexibilização no currículo formativo do ensino médio pode trazer uma desvalorização da educação profissional, pois a partir do momento que estudantes tem a opção de escolher seu itinerário formativo, ele terá que escolher uma parte da formação, o que desintegra uma formação sólida e completa, onde diferentes habilidades se complementem para um futuro cidadão e profissional seja capaz de lidar com as demandas pessoais e da sociedade de forma crítica, prática e ética. Além de menos oportunidades no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e complexo. Por fim, se percebe que tão importante quanto criar leis e projetos, também é preciso que se perceba a realidade onde se encontram os educandos de nossa geração para que se construa uma educação real e conexa, onde se consiga trazer retornos significativos para a sociedade.