O texto é a análise sobre a lei nº 13.415/2017 e como ela afetou a educação profissional técnica de nível médio. O autor diz que ao longo do tempo, as políticas para a formação profissional têm sido controladas pelas necessidades do mercado de trabalho e se adaptado ao jeito de produzir das empresas. A lei atual não melhorou o prestígio da formação técnica e também não incentivou formas de preparar os professores que ensinam nessa área. Pelo contrário, encorajou a ideia de que ter um conhecimento notório é suficiente, o que significa ter habilidades profissionais, mas não estar bem preparado para dar aulas na educação profissional técnica de nível médio.
O texto menciona autores como Dermeval Saviani para apoiar o que diz. Segundo o autor, a lei pode ser um passo para trás no sentido de valorizar a formação técnica e treinar professores para essa área. Além disso, o texto destaca a diferença entre a educação voltada para o trabalho e a educação acadêmica. Isso pode fazer com que quem faz cursos profissionalizantes tenha dificuldade de entrar em cursos superiores. O autor acha que é crucial melhorar os salários e as oportunidades de progressão na carreira para os educadores, e também respeitar a profissão de professor.
Resumindo, a análise desse documento oferece uma visão bem fundamentada, mostrando um ponto de vista crítico e bem informado sobre a lei nº 13.415/2017 e como ela pode afetar a educação profissional técnica de nível médio. O autor entende bem os problemas subjacentes, baseando suas opiniões em uma base sólida e olhando para o histórico. O trabalho também se preocupa em melhorar a qualidade da educação, dar mais valor aos professores e garantir que quem faz cursos profissionalizantes tenha oportunidades de avançar nos estudos.