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Atividade 2.1

Projeto de vida, meu parasita de estimação.

Projeto de vida, meu parasita de estimação.

por Wallison Brandão Vieira - Número de respostas: 2


No ramo das ciências naturais existe um termo o qual se denomina de "geração espontânea", que consiste basicamente na criação ou formação de um determinado organismo de forma natural, em certo grau, descomprometida e com intencionalidades meramente existenciais. Outro termo muito comum na área biológica é o denominado "parasitismo", que como o próprio nome sugere, é entendido como uma relação que envolve um hospedeiro e uma parasita, este último, se aloja no primeiro, se nutrindo do mesmo, ao passo que o seu receptáculo definha.

 Tomando por base esses termos, o fundamentado e estudado no conteúdo e no artigo, revelam que a educação profissional estipulada pela reforma do ensino médio, se mostra como algo de geração espontânea, naturalmente formulada como uma demanda básica e necessária para formação dos jovens. Porém implicitamente, do ponto de vista simbólico e prático, o tipo de educação profissional da forma como está posta, funciona exatamente como um mecanismo segregatício, que se aloja no seio público, e parasita a formação dos jovens, comprometendo e definhado a sua formação em uma mera instrução técnica, mecânica e descontextualizada.

 Dentro desse contexto, a educação profissional, se torna uma interface de uma dualidade educacional, onde o ensino médio prepara determinado grupo ( proveniente das classes populares) para esse tipo de formação profissional instrumental, por ofertar itinerários formativos que prometem uma “empregabilidade” precoce,  enquanto resguarda a formação integral e progressão acadêmica, para aqueles jovens provenientes de núcleos privilegiados que condicionalmente não se inserem no mercado de trabalho prematuramente, simplesmente pelos seus condicionantes sociais e econômicos. Em suma, não se trata de uma política pública que subsidia a educação profissional, mais um tipo de instrução, materializada como instrumento de reprodução e cristalização das desigualdades já existentes.


Em resposta à Wallison Brandão Vieira

Re: Projeto de vida, meu parasita de estimação.

por Michael Santos Duarte -
Muito interessante a analogia feita pelo colega utilizando este termo de "geração espontânea", da área de ciências naturais, para discorrer sobre a relação entre a educação profissional brasileira e a reforma do ensino médio.

A reforma do ensino médio proposta na lei nº 13.415/2017 objetivou uma flexibilização da grade curricular por meio da oferta de itinerários formativos, inclusive o ensino profissional, e a ampliação da educação integral, com expansão da carga horária. Um objetivo que se mostra bem fundamentado e uma evolução da legislação que regulamenta a educação brasileira, como a LDB de 1996, e demais diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e para a educação profissional técnica de nível médio.

Já na LDB de 1996, conforme bem explorado nos estudos dessa semana, a dimensão da educação profissional aparece logo no inicio da LDB reconhecendo que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, destinando-se a disciplinar a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias (§ 1º) e que a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social (§ 2º)”. O que demonstra que as diretrizes da educação brasileira já são guiadas por mecanismos de segregação e que se perpetuam na lei nº 13.415/2017 referente a reforma do ensino médio.

Assim, apesar de um objetivo coerente a reforma que se efetivou com a lei nº 13.415/2017 não veio acompanhada dos pré-requisitos mínimos necessários para se estabelecer uma educação que de fato valoriza-se o ensino técnico e promovesse a redução das desigualdades sociais. Ao contrário, fragilizou a educação básica, limitou o acesso de muitos jovens a uma formação integral e promoveu uma desvalorização dos profissionais da educação pela forma como induziu o notório, em especial na educação profissional.
Em resposta à Wallison Brandão Vieira

Re: Projeto de vida, meu parasita de estimação.

por Maria Verônica França Dantas -
Wallison, você fez excelentes apontamentos com relação a proposta do Novo Ensino Médio, que veio flexibilizar a organização curricular com intencionalidades bem definidas no sentido de intensificar a dualidade no contexto educacional e ampliar o cenário de desigualdades sociais.