Reforma do ensino médio e a educação profissional
por Daliane Ana Cacildo de Carvalho - Número de respostas: 0Os profissionais que receberam uma formação profissionalizante, por muitos anos foi a mão de obra mais efetiva da indústria brasileira. No entanto, esses profissionais não receberam formações científicas que os preparassem para uma formação em ensino superior e esse cenário mudou após as reformulações que o ensino técnico teve. Hoje, o ensino técnico prepara de maneira mais efetiva esse aluno que deseja, ao concluir a sua formação técnica, continuar os seus estudos em formação superior, mas de área diferente da formação técnica.
Pode-se afirmar, que essa mudança na formação técnica profissionalizante, abriu muitas portas para os alunos, pois infelizmente, os alunos de ensino técnico eram preparados unica e exclusivamente para manter a mão de obra industrial, ou seja, com as reformulações o aluno de ensino técnico passou a receber um preparo que permite que tanto ele quanto um aluno que está recebendo formação de ensino médio regular, consigam concorrer a uma mesma vaga no vestibular, deixando de existir assim, o preconceito e a exclusão que esses alunos sofriam quando a formação técnica era voltada apenas para o mercado de trabalho.
O cenário das mudanças no ensino técnico nos permite refletir sobre as mudanças do ensino médio, pois é evidente que estamos indo na contramão de toda a evolução que a educação brasileira já sofreu. Os alunos necessitam ter formações que o prepare para a vida, Enem e mercado de trabalho. Não estaria o "novo ensino médio" trazendo para hoje o que os estudantes da década de 80 e 90 sofreram? Depois da universalização do ensino fundamental e médio, que foi uma conquista que muitos não puderam vivenciar, temos que enfrentar uma reformulação de ensino médio que permiti com que os alunos fiquem ainda mais vulneráveis a formação humana.
Não pode-se esquecer da formação dos profissionais que atuam na formação técnica, que infelizmente, não é cobrado como obrigatório a formação em licenciatura, o que eu entendo como algo extremamente arbitrário, pois para formação de cidadãos, vai além de experiência comercial e industrial, é necessário formação cientifica educacional, didática e metodologias de aprendizagem que contribua para a formação efetiva desses alunos.