Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1

Posicionamento atividade 2.1

Posicionamento atividade 2.1

por Marco Frühauf de Oliveira - Número de respostas: 0

A Reforma do Ensino Médio trouxe a inclusão da formação técnica e profissional na trajetória escolar dos alunos, ampliando oportunidades de qualificação e inserção no mercado, embora questionamentos sobre o processo persistam.
A interseção entre a legislação regulatória da educação no Brasil, centrada na EPT (LDB e Diretrizes Curriculares), e o artigo que versa sobre a Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio (Lei Nº 13.415/2017) são fundamentais para compreender a fusão da formação profissional com as transformações no Ensino Médio.

A LDB estabeleceu os princípios que guiam a educação profissional, garantindo pertinência, flexibilidade e vínculo com demandas sociais e econômicas. O artigo explora como as mudanças da Reforma do Ensino Médio, sob a Lei Nº 13.415/2017, se entrelaçam com as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica da LDB. O ensino profissionalizante possui vantagens evidentes, delineadas na LDB. Contudo, subsistem críticas, especialmente quando voltado excessivamente para o mercado, o que pode precarizar a formação e gerar empregos de qualidade inferior. Contudo é relevante observar que a evolução da formação educacional, da base à inserção no mercado, reflete uma trajetória intrínseca de desenvolvimento acadêmico e profissional contemporâneo.