Sabe-se que ao longo dos séculos tem mudado as concepções para a educação inclusiva. É importante reconhecer que muitos foram os avanços, tanto a nível organizacional, quanto legislativo. Contudo é inegável reconhecer a demanda e as urgências que perpassam o campo. Isso porque o alinhamento para uma educação que promova verdadeiramente um processo inclusivo é algo que precisa muito caminhar. As escolas já possuem uma arcabouço no que tange, as formas para a essa inclusão, todavia, a falta de formação e de recursos ainda é um fator que impossibilita o desenvolvimento do processo.
Em resposta à Mayra Silva dos Santos
Re: Algumas questões sobre educação inclusiva
por Maria Dasdores dos Santos -No meu ponto de vista atual , apenas 30% das escolas que registram matrículas de alunos com deficiência oferecem atendimento educacional especializado. Além disso, somente 26% contam com salas de recursos multifuncionais e apenas 4% dos professores que atuam nessas escolas têm formação específica em educação especial. Isso demanda muita luta e muita conquista até os próximos anos vendo um lado positivo e que a educação tem andando em pequenos avanços que contribuíram muito porem no quadro de profissionais a uma demanda gigantesca de muitas pessoas procurarem desenvolver novas habilidades buscando aprender.