Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1 - Fórum Temático Obrigatório

Desafios para a inclusão

Desafios para a inclusão

por Rayane Araújo Gonçalves - Número de respostas: 8

Desde 2015, houve progressos na promoção da educação inclusiva no Brasil, impulsionados pela legislação e diretrizes internacionais. No entanto, a resistência à inclusão persiste, e muitas escolas públicas enfrentam desafios na obtenção de recursos necessários. Ainda há trabalho a ser feito para garantir que as escolas se tornem verdadeiramente inclusivas, como indicado pelo déficit em relação às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelecidas para 2024. O redirecionamento da política educacional em 2019 também levanta preocupações sobre o futuro da inclusão no sistema de ensino brasileiro.

Em resposta à Rayane Araújo Gonçalves

Re: Desafios para a inclusão

por SARAH machado -
Falamos muito em progressos no processo inclusivo, mas será mesmo que estamos vivendo em tempos de inclusão? incluir não é somente inserir ter o direito de inserir alunos com deficiência em sala, mas dar o acesso e meios para que estes alunos tenham a permanência e como nossa colega falou acima ainda enfrenta desafios para obtenção de recursos para que essa permanência venha ocorrer. O numero só cresce de alunos com deficiência tendo o acesso as escolas, mas as escolas e professores estão em conflitos por não saberem como usar metodologias e avalie esses alunos de acordo com cada especificidade de todos.
Em resposta à SARAH machado

Re: Desafios para a inclusão

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
Penso dessa mesma maneira. Será que esse acesso nas escolas para alunos deficientes ocorre de forma progressiva ou somente para mascarar que a Educação Inclusiva está acontecendo de acordo com as Leis e que os professores estão preparados para trabalhar em diferentes situações na especificidade de seus alunos Pois quando não suporte tanto para o professor e para o aluno na cera conflitos surgiram.
Em resposta à SARAH machado

Re: Desafios para a inclusão

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
Isso me remeteu à discussão sobre a diferença entre inclusão e integração. Hoje, os alunos com deficiência são integrados às escolas regulares, no sentido de poderem frequentar o espaço. Entretanto, eles não estão incluídos efetivamente, pois não há acessibilidade física e pedagógica que permita que eles realmente tenham uma experiência de aprendizagem positiva.
Em resposta à SARAH machado

Re: Desafios para a inclusão

por Marcelo Wünsch -
Realmente, penso da mesma forma. Fala-se muito em inclusão, mas ela de fato não ocorre. Há muita resistência, falta capacitação, talvez interesse. Os estudantes ficam a mercê do sistema e nada muda de fato para eles. Só "estão" nas escolas. Há muito o que melhorar, principalmente a visão que eles tem sim capacidade de aprender e fazer parte da escola de verdade e não só em números e estatísticas.
Em resposta à SARAH machado

Re: Desafios para a inclusão

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Com certeza Sarah! Incluir não é somente inserir o aluno com deficiência na sala de aula, mas oportunizar meios de que realmente se sinta incluído, assistido, respeitado, tendo voz e vez no processo escolar. Abração colega!!!
Em resposta à Rayane Araújo Gonçalves

Re: Desafios para a inclusão

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
Um longo caminho entre a destinação de recursos da União, Estados e Municípios até de fato serem efetivados nas unidades escolares. A maioria delas acaba não vendo a cor desse dinheiro.
Em resposta à Paulo Victor Dantas de Souza Mattos

Re: Desafios para a inclusão

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Acredito que a discussão do avanço/não avanço no cotidiano escolar dos alunos com deficiência varia muito entre as regiões, estados e municípios do nosso país, e como o Paulo Victor falou, esse caminho entre a destinação, recebimento e emprego de recursos entre as esferas políticas (União, Estado e Município) vem tornando a diferença do emprego dos recursos em todo país cada vez mais acentuada.
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: Desafios para a inclusão

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
Concordo com você Nayra quando coloca sobre o "cotidiano escolar dos alunos com deficiência varia muito entre as regiões, estados e municípios do nosso país". 
É notório a destinação de recursos públicos para a educação ser muito mais generosa para as regiões sul e sudeste do país em detrimento do Nordeste mais especificamente. Pesquisas mostram os índices de qualidade da educação básica demonstrada pelos gráficos assim como as estruturas das escolas, os recursos técnicos e humanos, o aparato tecnológico e incentivo a pesquisa e a extensão. Disparidades ainda mais perceptíveis na educação superior e pode-se incluir o acesso, suporte e permanência da pessoas com deficiência na vivência acadêmica.