Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1 - Fórum Temático Obrigatório

O que potencializa a efetivação do paradigma de educação inclusiva?

O que potencializa a efetivação do paradigma de educação inclusiva?

por Kelly Marques dos Santos - Número de respostas: 1

  • De lá até os nossos dias atuais, você observa avanços no cotidiano escolar dos estudantes com deficiências?

Em conformidade com a discussão preconizada no vídeo proposto, entende-se que houveram avanços significativos quando nos referimos a inclusão de estudantes com deficiência no cotidiano escolar, principalmente, no que tange aos avanços legislativos e o aprimoramento das discussões em relação ao tema. Considera-se pertinente destacar que os avanços, por sua vez, contemplam, na maioria dos casos, questões estruturais(recursos, espaços,), porém, ainda enfrenta-se o desafio de romper os resquício do paradigma da segregação/exclusão no dia a dia da escola.

  • As escolas públicas têm recebido os recursos necessários para que sejam verdadeiramente ambientes inclusivos?
De acordo com a questão anterior entende-se que as escolas públicas, em vista de períodos anteriores, têm recebido mais recursos ,porém, é de suma importância problematizarmos se a superação do paradigma de integração estará alicerçada apenas na aquisição de recursos estruturais, materiais, etc... No meu entendimento, os recursos mais elementares para  a construção de um ambiente verdadeiramente inclusivo  são àqueles vinculados à cultura e aos princípios educativos difundidos. A Educação é muito mais do que "ter"... a educação exige de nós "FAZER", EXIGE DE NÓS "SER".

Em resposta à Kelly Marques dos Santos

Re: O que potencializa a efetivação do paradigma de educação inclusiva?

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Gostei da sua reflexão, Kelly. De fato, devemos acompanhar e saber se os recursos públicos destinados a educação especial estão sendo realmente desenvolvidos na área. Abração colega!!!