Currículo oculto: é o conjunto de situações escolares não publicamente declaradas, ou seja, aquilo que os alunos aprendem no cotidiano escolar, mas que não é intencionalmente ensinado pela escola.
Segundo Silva (2010, p. 78), o currículo oculto é “constituído por aqueles aspectos do
ambiente escolar que, sem fazerem parte do currículo oficial, contribuem, de forma implícita,
para aprendizagens sociais relevantes”.
O currículo oculto, como indica o termo, refere-se a conteúdos e práticas de ensino que não se manifestam claramente no planejamento, mas que são ensinadas e apreendidas na escola. Segundo uma definição do termo, dada por Silva (2005, p. 78),
Na prática pedagógica, o currículo oculto pode ocorrer de várias maneiras:
Relações sociais: As interações entre alunos, professores e a administração podem transmitir normas e comportamentos sociais.
Espaço escolar: A organização da sala de aula pode ensinar valores como obediência e aceitação de ordens. Salas mais abertas podem fomentar a cooperação e o diálogo.
Tempo: A estrutura escolar ensina questões como pontualidade, gestão do tempo e delimitação de tarefas.
Imagem dos estudantes: Concepções prévias do que seria um “bom” ou “mau aluno” podem interferir no desempenho da turma
Referências:
EYNG, A. M. Currículo escolar. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010..
FRAGELLI, P. M.; CARDOSO, L. C. Escola e Currículos 1. São Carlos, 2008
GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2003.