Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1 - Fórum Obrigatório.

Currículo oculto

Currículo oculto

por Romilda Miguel de Brito Xavier - Número de respostas: 8

Currículo oculto: é o conjunto de situações escolares não publicamente declaradas, ou seja, aquilo que os alunos aprendem no cotidiano escolar, mas que não é intencionalmente ensinado pela escola.

Segundo Silva (2010, p. 78), o currículo oculto é “constituído por aqueles aspectos do

ambiente escolar que, sem fazerem parte do currículo oficial, contribuem, de forma implícita,

para aprendizagens sociais relevantes”.

O currículo oculto, como indica o termo, refere-se a conteúdos e práticas de ensino que não se manifestam claramente no planejamento, mas que são ensinadas e apreendidas na escola. Segundo uma definição do termo, dada por Silva (2005, p. 78),

Na prática pedagógica, o currículo oculto pode ocorrer de várias maneiras:

Relações sociais: As interações entre alunos, professores e a administração podem transmitir normas e comportamentos sociais.

Espaço escolar: A organização da sala de aula pode ensinar valores como obediência e aceitação de ordens. Salas mais abertas podem fomentar a cooperação e o diálogo.

Tempo: A estrutura escolar ensina questões como pontualidade, gestão do tempo e delimitação de tarefas.

Imagem dos estudantes: Concepções prévias do que seria um “bom” ou “mau aluno” podem interferir no desempenho da turma

Referências:

EYNG, A. M. Currículo escolar. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010..

FRAGELLI, P. M.; CARDOSO, L. C. Escola e Currículos 1. São Carlos, 2008

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2003.


Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: Currículo oculto

por Leila Curcino Alves -
De fato o currículo oculto desempenha um papel significativo na educação, pois influencia o que os alunos aprendem para além do currículo formal. Este componente muitas vezes invisível do ambiente escolar molda valores, atitudes e comportamentos que são essenciais para a formação social e pessoal dos estudantes. Deve ser compreendido e considerado pelos educadores, uma vez que suas implicações podem ser profundas.
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: Currículo oculto

por Maria Alice Nascimento Santos -
O currículo oculto é um aspecto crítico e muitas vezes subestimado da experiência educacional. Embora as escolas se concentrem no currículo oficial e nas disciplinas acadêmicas, o que acontece nos bastidores, nas interações cotidianas e no ambiente escolar desempenha um papel igualmente significativo na formação dos alunos.
Essa dimensão "invisível" do currículo pode ter um impacto profundo na socialização dos alunos e no desenvolvimento de suas atitudes, valores e comportamentos. As normas, valores e crenças transmitidos por meio do currículo oculto podem ser tão influentes quanto as lições ensinadas formalmente em sala de aula.
Por exemplo, a maneira como os alunos interagem entre si e com os professores pode influenciar sua compreensão de respeito, empatia e colaboração. Além disso, a organização do espaço e do tempo na escola pode moldar a percepção dos alunos sobre disciplina, pontualidade e responsabilidade.
É fundamental reconhecer o currículo oculto e considerar como ele pode ser utilizado de maneira construtiva para promover valores positivos, como equidade, diversidade e cidadania. Ao fazê-lo, as escolas podem criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e orientado para o desenvolvimento de cidadãos bem-arredondados, capazes de lidar com os desafios da sociedade e do mundo em constante mudança. Portanto, o currículo oculto é um componente essencial da educação que merece atenção e reflexão contínuas.
Em resposta à Maria Alice Nascimento Santos

Re: Currículo oculto

por Leonardo Pena Testasicca -
Prezad@s colegas, estimado professor!

Tudo apresentado é de imensa relevância.
Quero contribuir com a discussão a partir dessa visão:
O currículo oculto é um conjunto de aprendizagens que ocorrem no ambiente escolar de forma implícita. Ele é composto por normas, valores e crenças que são transmitidas aos alunos de forma inconsciente, por meio das interações entre professores, alunos e escola.
Em outra disciplina usei o exemplo de um professor de educação ambiental que joga resíduos no chão ou faz consumo não consciente de papel.

O currículo oculto pode ter um impacto significativo no desenvolvimento dos alunos, tanto positivo quanto negativo.

Os Impacto positivo do currículo oculto pode ensinar aos alunos a importância da cooperação, do respeito às diferenças, da igualdade de gênero, da diversidade cultural e da sustentabilidade. Por exemplo, uma escola que valoriza a diversidade pode ajudar os alunos a desenvolverem uma visão mais inclusiva do mundo.

Impacto negativo do currículo oculto também pode reforçar estereótipos e preconceitos. Por exemplo, uma escola que apresenta apenas personagens masculinos como cientistas pode ensinar aos alunos que a ciência é uma área masculina.

Existem estratégias para lidar com o currículo oculto. Lidar com o currículo oculto, é importante que os professores estejam conscientes do seu impacto e busquem maneiras de torná-lo mais positivo.
Mais alguns exemplos de estratégias que podem ser úteis:
Reflexão sobre as próprias práticas: os professores devem refletir sobre suas próprias crenças e valores para que possam identificar como eles podem estar sendo transmitidos aos alunos.
Diversidade na sala de aula: a diversidade na sala de aula pode ajudar os alunos a aprender sobre diferentes perspectivas e culturas.
Diálogo com os alunos: os professores devem criar oportunidades para dialogar com os alunos sobre suas experiências e percepções.

Abraço
Em resposta à Leonardo Pena Testasicca

Re: Currículo oculto

por João Vitor Caldas Santos -
Ótima postagem, colega! O que mais me chamou atenção, diferente de outras postagens que li, foi a percepção de que o currículo oculto também pode ensinar e influenciar valores errôneos, impróprios e reprováveis. Ou seja, o currículo oculto não traz apenas benefícios, existe o lado negativo, os ensinos ocultos que não deveriam ser passados. Na situação em específico, vale a premissa "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Em resumo, eu, particularmente, não estava me atentando ao impacto negativo que o currículo oculto também pode gerar. Obrigado pela contribuição!
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: Currículo oculto

por Thiago Fernandes Oliveira de Lima -
O currículo oculto de fato surge em diversas condições, mas é importante ter em mente que esse conhecimento pode ou não ser algo bom. Por isso, é essencial haver o cuidado para que esse currículo oculto seja absorvido de forma adequada pelos educandos.
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: Currículo oculto

por Roberto Marques Rodrigues -
Ótima postagem. Escolhi essa publicação devido a forma como a colega resumiu bem como o currículo oculto pode se aprensetar nas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Destaco que um ponto que não havia percebi foi a relação de tempo apontada pela colega em seu texto. Pensar na questão da pontualidade, gestã de tempo e delimitação de tarefas faz pensar que são tópicos explicitos nas grades currículares, mas são questões que estão implicitas nas práticas pedagógicas e que influênciam o comportamento dos estudantes.
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: Currículo oculto

por Raissa Nuala Feitosa -
Por meio do curriculo oculto, a rede de ensino tem a possibilidade de ofertar disciplinas que não estão na sua grade obrigatória, como aulas de dança, xadrez, cinema, aulas de algum instrumento(violão, bateria, flauta...). Que também fazem parte da formação do aluno, mesmo que indiretamente,
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: Currículo oculto

por Jenniffer Cecília Noronha de Faria -
Concordo com o exposto. O currículo oculto se refere às lições, valores, normas e comportamentos que são transmitidos de forma não intencional nas instituições escolares, ou seja, não fazem parte do currículo oficial, mas são aprendidos por meio da convivência e das interações dentro do ambiente escolar.