Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 1.1 Fórum Temático

Atividade 1.1 Fórum Temático

por CRISTIANO BATISTA - Número de respostas: 2

  • De lá até os nossos dias atuais, você observa avanços no cotidiano escolar dos estudantes com deficiências?

Um dos maiores ganhos a respeito da inclusão no Brasil é a legislação vigente a LBI, porém, poucas são as escolas que avançaram na inclusão e muitas outras escolas ainda não avançaram na inclusão dos alunos, ou por falta de uma gestão e corpo docente comprometidos e preparados e por falta de uma estrutura adequada, há ainda a questão da sociedade que ainda não participa e não colabora para a inclusão escolar na sua plenitude, mas houve avanços tímidos e significativo.

  • As escolas públicas têm recebido os recursos necessários para que sejam verdadeiramente ambientes inclusivos?
São poucas as escolas publicas que avançaram na inclusão escolar por falto de aparato técnico, estrutura, gestão e professores capacitados e até mesmo recursos para essas escolas. Vale lembrar que é importantíssimo a participação de todos pais, gestão, professores toda sociedade deve dar sua contribuição. 
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 1.1 Fórum Temático

por Bruna Manoela da Silva Conceição -
Ótima sua reflexão Cristiano Um dos principais obstáculos é a falta de formação adequada para professores lidarem com a diversidade de necessidades dos alunos com deficiência, incluindo aqueles que possuem deficiência intelectual. A formação continuada é crucial para que os educadores possam adaptar suas práticas pedagógicas e oferecer um ensino que atenda às necessidades individuais de cada aluno.

Além disso, a gestão escolar desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão. Escolas com gestões comprometidas com a inclusão tendem a buscar recursos, capacitação e envolver a comunidade escolar para garantir que a inclusão seja eficaz.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 1.1 Fórum Temático

por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -
Podemos observar sim, os avanços ao longo desses anos na área da Educação Especial e no cotidiano dos estudantes com deficiência.

Através de novas legislações dentro do sistema geral de ensino, como por exemplo, avanços no artigo da LDB, onde assegura aos estudantes currículos, métodos, recursos e organização especificas para atender qualquer que seja a necessidade do aluno.

Hoje os alunos com deficiência encontram escolas e sistema escolares com serviços mais estruturados em comparação com anos atrás. Portanto, é visível essa crescente positiva nos dias atuais.

A garantia de acesso e participação dos alunos nas escolas vem sendo efetivo, mas para que haja um aprendizado e um ambiente verdadeiramente inclusivo é necessário muito mais. Como ações para que as escolas se tornem ambientes educacionais plenamente inclusivos.

Nesse sentido, os recursos são essenciais para assegurar esse atendimento. Embora existam avanços, ainda falta muito recurso para as escolas. Algumas com inexistência de salas de AEE, falta de equipamentos de TA, profissionais despreparados, dentre outros problemas de cotidiano.