Apesar da existência de leis brasileiras que asseguram o direito a uma educação inclusiva e a disponibilização de salas de recursos multifuncionais, ainda não podemos dizer que esses programas são totalmente efetivos. Dentre outras barreiras para a implementação da educação inclusiva estão a ausência de equipamentos de tecnologia assistiva, a falta de formação adequada de professores a agentes educacionais para mediar a utilização das mídias buscando desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. Não podemos deixar de reconhecer os avanços, mas é importante que tenhamos em mente que o caminho ainda é longo, e que é fundamental dar pequenos passos todos os dias.
Em resposta à Laura Sanábio Freesz Rezende
Re: A lei e a prática
por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -Perfeito. Estamos distantes de um trabalho efetivo por conta do grande abismo existente entre a lei e a prática em nossas escolas.
Concordo. Mas pra além das dificuldades de por em prática com mais eficiência e recursos didáticos a inclusão do indivíduo com deficiência intelectual, nós temos a dificuldade de tempo. Quero dizer, toda criança com alguma dificuldade demanda mas da nossa atenção e esforço, o que torna difícil o nivelamento do aluno. Nós acabamos, de certa forma, nos convencendo que apenas compartilhar o espaço físico comum é o suficiente.
Apesar das escolas estarem se adequando, possuir a sala de AEE não é o bastante, faltam equipamentos de tecnologia assistivas.
Em resposta à Laura Sanábio Freesz Rezende
Re: A lei e a prática
por Laura Gabrielle Marques da Cruz -Com certeza, não basta que as leis existam. Elas são importantes e são um respaldo para reinvindicações, mas a luta apenas continua com a promulgação de tais direitos. Seu ponto é essencial para pensarmos como as políticas públicas precisam se concretizar no chão da escola, para a lei ser cumprida e garantir que esses estudantes também tenham seu desenvolvimento integral dentro da escola garantido, com todos os recursos e possibilidades.
Existem tentativas diversas por parte dos professores de inserir no cotidiano escolar os alunos com algum tipo de deficiência e isso pode ser notado fortemente nos dias atuais, no entanto ainda vivemos em uma realidade extremamente difícil, onde o professor é muito mal orientado para essas questões. Isso tudo pode levar a uma educação deficitária para esses alunos.
Em resposta à Laura Sanábio Freesz Rezende
Re: A lei e a prática
por Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida -Olá Laura, li e me coloquei a reflexão sobre a suas considerações. Peço licença para fazer um contraponto em relação a suas colocações. Sobre suas colocações em relação a Sala de Recursos penso que pode haver diferenças entre Regiões e Estados e Municípios. Eu resido no Estado Espírito Santo no Município de Serra, por aqui há bastante salas de recursos, não é em todas as escolas, mas a grande maioria das escolas públicas da localidade que te falei conta com este suporte. A verba para a aquisição de recursos são realmente aplicadas no contexto da inclusão. Sobre as formações continuadas, realmente o a Secretaria de Educação Estadual deixou a desejar por muitos anos, pelo menos uns 5 anos sem oferecer. Aqui na região penso que a atuação de movimentos sociais, por exemplo "Mães Eficientes Somos Nós" pressionaram o poder público por melhorias. Respeitosamente, Marcileia.