Lendo os comentários dos meus colegas de turma e refletindo sobre a questão dos avanços no cotidiano escolar de alunos com deficiência chego a conclusão individual que não é algo que possamos generalizar. Acredito que de forma ampla podemos concordar que existe sim, uma melhora na questão das leis e atenção das autoridades, mas de fato, no cotidiano escolar, no chão da escola a realidade varia muito de norte a sul do nosso país. A depender a principio dos atores envolvidos com a escola e de como os governantes de cada lugar gerenciam as politicas públicas que permeiam o assunto, tanto de forma financeira como na questão das exigências aos seus pares. O que está mais próximo da minha realidade é uma significativa melhoras nas condições de trabalho, na atenção e recursos destinados mas que ainda está muito além da necessidade real de todos os envolvidos, principalmente aos que isso mais interessa, os alunos.
Avanços no cotidiano escolar de alunos com deficiência
por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis - Número de respostas: 1
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis
Re: Avanços no cotidiano escolar de alunos com deficiência
por Mailson Santos Pereira -Bem isso Nayra.
As realidades locais de inclusão tem variado bastante.
As normatizações tem incidido sobre a necessidade de garantia de um mínimo possível de suporte, nem sempre tão garantido, mas que precisa avançar no que as pessoas concebem como o que seria o espaço escolar.
As mudanças maiores, em termos de modificações no imaginário social sobre a deficiência, ainda está para ser feita, mas se constrói diariamente em cada pequena ação inclusiva realizada no dia a dia da sala de aula.
As realidades locais de inclusão tem variado bastante.
As normatizações tem incidido sobre a necessidade de garantia de um mínimo possível de suporte, nem sempre tão garantido, mas que precisa avançar no que as pessoas concebem como o que seria o espaço escolar.
As mudanças maiores, em termos de modificações no imaginário social sobre a deficiência, ainda está para ser feita, mas se constrói diariamente em cada pequena ação inclusiva realizada no dia a dia da sala de aula.