Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como Confluências de Práticas

Currículo como Confluências de Práticas

por Leila Curcino Alves - Número de respostas: 3

O currículo como confluências de práticas é um conceito que destaca a natureza dinâmica e multifacetada do processo educacional. Ele reconhece que a aprendizagem não ocorre apenas na sala de aula, mas é influenciada por uma variedade de experiências, contextos e interações. Como docente, essa perspectiva implica em reconhecer que o ensino vai além da simples transmissão de conteúdo e envolve a criação de ambientes ricos em oportunidades de aprendizado.

Na minha práxis como docente, busco aplicar esse conceito de várias maneiras. Por exemplo, ao planejar minhas aulas, tento integrar situações do mundo real e exemplos práticos relacionados ao conteúdo do currículo. Isso ajuda os alunos a verem a relevância do que estão aprendendo em suas vidas cotidianas. Além disso, encorajo a participação ativa dos alunos em discussões, debates e projetos práticos, permitindo que apliquem o conhecimento em contextos do mundo real.

Também promovo a diversidade de perspectivas e experiências na sala de aula, reconhecendo que os alunos têm origens diferentes e trazem consigo uma variedade de conhecimentos e experiências. Isso enriquece o ambiente de aprendizagem e permite que os alunos aprendam uns com os outros.

Em resumo, o currículo como confluências de práticas orienta minha abordagem pedagógica, enfatizando a importância de tornar a aprendizagem relevante, envolvente e contextualizada.


Em resposta à Leila Curcino Alves

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Wallison Brandão Vieira -
Em concordância com a colega, acho muito importante se refletir sobre os vários conceitos que o estudo do currículo permeia, pois quando se tem uma percepção verticalizada e parcial dos atravessamentos, não só teóricos como práticos, se pode desenvolver uma atividade educativa fundamentada em sua plenitude pedagógica e também direcinada a partir dos conhecimentos amplos que o currículo repercute.
Em resposta à Leila Curcino Alves

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Melissa Diniz Lopes -
Seus exemplos demonstram como o currículo pode ser moldado por uma variedade de práticas e adaptação às necessidades individuais dos alunos. A abordagem "currículo como confluências de práticas" reconhece que a aprendizagem é uma experiência rica e dinâmica que vai além da simples entrega de conteúdo. Ela incorpora a diversidade de influências e contextos que moldam a educação de maneira significativa.
Em resposta à Leila Curcino Alves

Re: Currículo como Confluências de Práticas

por Vanessa Coelho de Andrade -
O currículo como confluências de práticas é um conceito importante para compreender a complexidade do processo educacional. Essa perspectiva nos ajuda a ver que a aprendizagem não é um processo linear e isolado, mas é influenciada por uma variedade de fatores.

Acredito que as práticas pedagógicas que você descreve são um excelente exemplo de como aplicar esse conceito na prática. Ao integrar situações do mundo real e exemplos práticos, você ajuda os alunos a verem a relevância do que estão aprendendo. Ao encorajar a participação ativa dos alunos, você os torna protagonistas do processo de aprendizagem. E ao promover a diversidade de perspectivas e experiências, você cria um ambiente de aprendizagem mais rico e inclusivo.

Acredito que o currículo como confluências de práticas é um conceito que deve ser amplamente difundido entre os educadores. Essa perspectiva nos ajuda a criar ambientes de aprendizagem mais eficazes e significativos para os alunos.