O currículo como confluências de práticas é um conceito que destaca a natureza dinâmica e multifacetada do processo educacional. Ele reconhece que a aprendizagem não ocorre apenas na sala de aula, mas é influenciada por uma variedade de experiências, contextos e interações. Como docente, essa perspectiva implica em reconhecer que o ensino vai além da simples transmissão de conteúdo e envolve a criação de ambientes ricos em oportunidades de aprendizado.
Na minha práxis como docente, busco aplicar esse conceito de várias maneiras. Por exemplo, ao planejar minhas aulas, tento integrar situações do mundo real e exemplos práticos relacionados ao conteúdo do currículo. Isso ajuda os alunos a verem a relevância do que estão aprendendo em suas vidas cotidianas. Além disso, encorajo a participação ativa dos alunos em discussões, debates e projetos práticos, permitindo que apliquem o conhecimento em contextos do mundo real.
Também promovo a diversidade de perspectivas e experiências na sala de aula, reconhecendo que os alunos têm origens diferentes e trazem consigo uma variedade de conhecimentos e experiências. Isso enriquece o ambiente de aprendizagem e permite que os alunos aprendam uns com os outros.
Em resumo, o currículo como confluências de práticas orienta minha abordagem pedagógica, enfatizando a importância de tornar a aprendizagem relevante, envolvente e contextualizada.