Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo

De que modo o primeiro vídeo nos ajuda compreender a perspectiva tradicional de currículo? E, de que modo a introdução de Tempos Modernos, no segundo vídeo, nos ajuda a pensar sobre as teorias críticas do currículo?

De que modo o primeiro vídeo nos ajuda compreender a perspectiva tradicional de currículo? E, de que modo a introdução de Tempos Modernos, no segundo vídeo, nos ajuda a pensar sobre as teorias críticas do currículo?

por Lélio Natal Teodoro Júnior - Número de respostas: 0

No primeiro vídeo, a música famosa de Pink Floyd, expõe uma crítica ao sistema educacional implantado nas escolas, onde questionam  a forma com que os professores lidam com os alunos, pois impunham matérias que deveriam ser memorizadas (repetidas) pelos estudantes, como uma forma de padronização focada em obter resultados e não aprendizado. As teorias tradicionais também seguiram essa lógica no princípio do currículo. Dessa forma, o currículo era visto como uma instrução mecânica.

No segundo vídeo, um trecho famoso do filme Tempos Modernos, o currículo estaria atrelado aos interesses e conceitos das classes dominantes (no vídeo interpretado pelo diretor da indústria), não estando diretamente fundamentado ao contexto dos grupos sociais subordinados (no vídeo interpretado pelo trabalhador da fábrica, Charlie Chaplin). Assim sendo, a função do currículo era conter uma estrutura crítica que permitisse uma perspectiva libertadora e conceitualmente crítica em favorecimento das massas populares.