Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo

Analise dos dos vídeos sugeridos

Analise dos dos vídeos sugeridos

por Henrique Santiago Rocha - Número de respostas: 1

a crítica ao sistema educacional apresentada tanto na música famosa de Pink Floyd quanto no trecho do filme "Tempos Modernos". Ambos destacam a maneira como o ensino era conduzido de forma mecanicista e desprovida de uma abordagem verdadeiramente educativa.

Na primeira parte, é evidenciada a crítica à memorização e repetição de matérias, enfatizando a busca por resultados em detrimento do aprendizado genuíno. Isso reflete a abordagem tradicional do currículo, que muitas vezes se concentrava em métodos de ensino desvinculados da compreensão profunda.

No segundo vídeo, a análise se concentra na relação entre o currículo e as classes dominantes. A perspectiva apresentada sugere que o currículo muitas vezes servia aos interesses das elites, em vez de ser concebido para atender às necessidades e realidades das massas populares. Isso aponta para a importância de um currículo mais inclusivo e crítico, capaz de promover uma perspectiva emancipatória para todos os estratos sociais.

Ambas as críticas convergem para a necessidade de repensar o sistema educacional, tornando-o mais centrado no verdadeiro processo de aprendizagem e menos focado em métodos mecânicos e interesses restritos. Essa reflexão é crucial para promover uma educação mais equitativa e que verdadeiramente empodere os estudantes.


Em resposta à Henrique Santiago Rocha

Re: Analise dos dos vídeos sugeridos

por Marco Frühauf de Oliveira -
Poderia adicionar as suas colocações Henrique de forma específica para cada video o seguinte:
O primeiro vídeo ajuda a compreender como a proposta tradicional de currículo desconsidera a heterogeneidade dos alunos, percebendo-os como compartimentos iguais e padronizados. No caso homogeneizados pelo currículo.

O segundo vídeo demonstra como o currículo tradicional pode ser uma forma de manutenção das relações de poder, esse um questionamento das teorias criticas do currículo.

Saudações