a crítica ao sistema educacional apresentada tanto na música famosa de Pink Floyd quanto no trecho do filme "Tempos Modernos". Ambos destacam a maneira como o ensino era conduzido de forma mecanicista e desprovida de uma abordagem verdadeiramente educativa.
Na primeira parte, é evidenciada a crítica à memorização e repetição de matérias, enfatizando a busca por resultados em detrimento do aprendizado genuíno. Isso reflete a abordagem tradicional do currículo, que muitas vezes se concentrava em métodos de ensino desvinculados da compreensão profunda.
No segundo vídeo, a análise se concentra na relação entre o currículo e as classes dominantes. A perspectiva apresentada sugere que o currículo muitas vezes servia aos interesses das elites, em vez de ser concebido para atender às necessidades e realidades das massas populares. Isso aponta para a importância de um currículo mais inclusivo e crítico, capaz de promover uma perspectiva emancipatória para todos os estratos sociais.
Ambas as críticas convergem para a necessidade de repensar o sistema educacional, tornando-o mais centrado no verdadeiro processo de aprendizagem e menos focado em métodos mecânicos e interesses restritos. Essa reflexão é crucial para promover uma educação mais equitativa e que verdadeiramente empodere os estudantes.