Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1 - Fórum Obrigatório.

Comum de dois: as ambiguidades do currículo oculto

Comum de dois: as ambiguidades do currículo oculto

por Wallison Brandão Vieira - Número de respostas: 1

Sabe-se que ao pensar na materialização do currículo oculto, o imaginário coletivo segue geralmente por duas linhas discursivas: uma se refere a percepção ingénua, de que esse currículo é uma espécie de mito educacional, ou mesmo, sua manifestação, se apresenta em certos níveis educacionais de forma atípica, como se não fizesse parte da rotina quotidiana, não só das instituições de ensino básico, como também das de nível superior e técnico. Ocorre que, esse currículo é extamente uma manifestação em sua magnitude simbólica dos atravessamentos ambientados nos espaços formativos e , também fora deles. Ele não só exist, como exerce uma influencia profunda nos processos educativos, impactando não só negativamente, como também, em certos níveis, positivamente. Repercutindo então, na segunda linha discursiva, onde se admite a existência desse currículo, porem se concebe ele como puramente uma particularidade negativa. Nesse sentido, é claro que se reconhece ele se apresenta na maioria das vezes como um agravante ( violência simbólica, autoritarismo, hierarquização, preconceito, etc)., Porém, um educador conhecedor da ocorrencia do mesmo, pode se valer desse mote pedagógico, para possibilitar alternativas metodológicas que transfigure essa perspectiva em algo benéfico. Se pode tomar como exemplo dessa transposição, quando se trabalha juntamente com os conteúdos, temas transversais, seja sob a forma de projetos ou mesmo em sala de aula. Dentro desse contexto, para além do conhecimento do conteúdo, seria ofertada a possibilidade do contato e acesso de conhecimentos diversificados que também, implicitamente, isto é, sob a forma de currículo oculto, comporiam o repertório formativo, de forma significativa e simbólica. Dentro desse contexto, é preciso perceber o currículo oculto em sua dupla dimensão, que embora ambígua, pode servir como uma valiosa ferramenta pedagógica.                                      

Em resposta à Wallison Brandão Vieira

Re: Comum de dois: as ambiguidades do currículo oculto

por Leila Curcino Alves -
Seu comentário aborda de maneira perspicaz o conceito do currículo oculto e suas implicações na educação. O currículo oculto, muitas vezes invisível ou subestimado, é, na verdade, uma parte significativa da experiência educacional que afeta os alunos de várias maneiras.

A dualidade na percepção do currículo oculto, como algo negativo e positivo, é interessante. Enquanto muitas vezes é associado a aspectos problemáticos, como violência simbólica e preconceito, ele também pode ser visto como uma oportunidade para os educadores. Essa dualidade sugere que, com conhecimento e conscientização, os educadores podem transformar o currículo oculto em uma ferramenta pedagógica valiosa.

A ideia de usar o currículo oculto como um ponto de partida para projetos interdisciplinares e atividades em sala de aula é promissora. Isso não apenas expõe os alunos a conhecimentos diversificados, mas também ajuda a tornar a experiência educacional mais rica e significativa.