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Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo

"admirável homem novo"

"admirável homem novo"

por Wallison Brandão Vieira - Número de respostas: 3


Do ponto de vista semântico, tanto o video como as leituras, sugerem que a perspectiva tradicional, seja no sentido administrativo, pedagógico ou mesmo curricular, sempre ira remeter a um direcionamento voltado a um veis organizativo formal, que tem como premissa a padronização. O ideal curricular tradicional é o exemplo fiel da materilização da necessidade de se sistematizar uma padronização, no caso, na delimitação de que tipos de conhecimento seriam necessários e quais não seriam. Assim, se compreende, que mais do que padronizar, o formato tradicional propõem a eleição de determinados conhecimentos em detrimento de outros. Dessa forma, se pode sintetizar, que o currículo nasce como um padronizador, delimitador, hieraquizador , e por consequência, responsável pelo tipo de formação de uma sociedade, pelo tipo de homem a qual se pretende formar.

Em contrapartida, a perspectiva critica, propõem uma ruptura dessa linearidade, que é bem ilustrada no filme, onde, na sua forma mais técnica, um direcinamento curricular, assim como ocorre na sena, "mecaniza o indivíduo", na tentativa de potencializar os resultados, mesmo que isso signifique a transgressão humana. É com essas ponderações criticas que a pespectiva critica, contribui na reflexão de uma conjuntura curricular que considere a heterogeneidade e não, tente homogeneizar  (através da padronização absoluta) e mecanizar (hierarquização da pratica em relação a teoria) os indivíduos.                    

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Re: "admirável homem novo"

por Leila Curcino Alves -
Seu ponto de vista semântico oferece uma análise perspicaz das diferenças entre as perspectivas tradicional e crítica no contexto curricular. Você destacou a ideia fundamental de que a perspectiva tradicional tende a favorecer a padronização e a hierarquização do conhecimento, muitas vezes excluindo ou desvalorizando formas de conhecimento que não se encaixam nesse modelo. A perspectiva tradicional é percebida como uma força que busca moldar a formação da sociedade e o desenvolvimento dos indivíduos de acordo com normas predefinidas.

Por outro lado, a perspectiva crítica desafia essa linearidade e hierarquização. Ela reconhece a diversidade de conhecimentos e experiências individuais, e sugere que o currículo deve refletir essa heterogeneidade em vez de tentar homogeneizar os indivíduos. A alusão à cena no vídeo, onde a tentativa de padronização "mecaniza o indivíduo", é um exemplo visual poderoso das críticas ao currículo tradicional.
Em resposta à Wallison Brandão Vieira

Re: "admirável homem novo"

por Melissa Diniz Lopes -
A educação desempenha um papel fundamental na criação e manutenção dessa sociedade altamente controlada e manipulada. O currículo tradicional retrata muito uma educação rigidamente controlada e usada como uma ferramenta de condicionamento social. A educação é usada para moldar e condicionar as pessoas desde o nascimento, a fim de manter a estabilidade social e suprimir qualquer forma de resistência ou pensamento crítico.
Em resposta à Wallison Brandão Vieira

Re: "admirável homem novo"

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Wallison Brandão Vieira
Segundo Paulo Freire (1986) e (1987), o currículo tradicional é distante da vida real. O currículo precisa voltar-se para as experiências concretas dos educandos. Ele trabalha com o conceito de educação bancária (tradicional) em contraposição ao conceito de educação emancipatória (libertadora).