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Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo

Críticas sobre a teoria tradicional do currículo

Críticas sobre a teoria tradicional do currículo

por Renata de Sousa Borges - Número de respostas: 1


A música estudada faz uma crítica à teoria tradicional do currículo, mostrando a realidade das escolas antigamente, onde os professores eram autoritários, sendo detentores de todo o saber. Não estimulavam a criatividade e não consideravam as necessidades dos alunos, pois estes não eram vistos e tratados de forma individualizada e sim como números, sendo só mais um dentre tantos outros,  desrespeitando suas crenças e desejos.

Já o filme Tempos Modernos, mostra como foi o surgimento das indústrias e necessidade de mão de obra. A classe operária era tratada como máquinas e também era vista como números, sendo somente mais um dentre os outros funcionários. Faziam tarefas repetitivas e não tinham privacidade nem mesmo em tempo de descanso. O chefe acompanhava toda a operação através de câmeras e estava interessado somente em aumentar a produção, demonstrando seu poder dentre os demais, e exploração da mão de obra.

Conforme apresentado na apostila, os vídeos são uma crítica a teoria tradicional do currículo, que conforme apontou  Bobbit “o sistema escolar deveria ser tão eficiente quanto uma empresa”. As aulas eram expositivas e não se tinha uma preocupação com o aluno, dando-lhe autonomia para desenvolver suas capacidades e habilidades, o estudantes eram alienados e não tinham a oportunidade de expressar seus interesses e sua personalidade. 


Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Críticas sobre a teoria tradicional do currículo

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Renata de Sousa
Se partirmos de uma acepção de currículo que questiona a visão tradicional (que conceba o currículo como mero rol de disciplinas e de conteúdos obtidos, exclusivamente, a partir de uma dita cultura elaborada), e se entendermos que o currículo, assim como aponta Sacristán (2000), constitua um “projeto cultural”, os conteúdos escolares não poderão limitar-se a contemplar a “cultura elaborada”, mas deverão ser selecionados e trabalhados, observando-se a diversidade cultural presente na realidade social.