A música estudada faz uma crítica à teoria tradicional do currículo, mostrando a realidade das escolas antigamente, onde os professores eram autoritários, sendo detentores de todo o saber. Não estimulavam a criatividade e não consideravam as necessidades dos alunos, pois estes não eram vistos e tratados de forma individualizada e sim como números, sendo só mais um dentre tantos outros, desrespeitando suas crenças e desejos.
Já o filme Tempos Modernos, mostra como foi o surgimento das indústrias e necessidade de mão de obra. A classe operária era tratada como máquinas e também era vista como números, sendo somente mais um dentre os outros funcionários. Faziam tarefas repetitivas e não tinham privacidade nem mesmo em tempo de descanso. O chefe acompanhava toda a operação através de câmeras e estava interessado somente em aumentar a produção, demonstrando seu poder dentre os demais, e exploração da mão de obra.
Conforme apresentado na apostila, os vídeos são uma crítica a teoria tradicional do currículo, que conforme apontou Bobbit “o sistema escolar deveria ser tão eficiente quanto uma empresa”. As aulas eram expositivas e não se tinha uma preocupação com o aluno, dando-lhe autonomia para desenvolver suas capacidades e habilidades, o estudantes eram alienados e não tinham a oportunidade de expressar seus interesses e sua personalidade.