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Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo

A perspectiva tradicional

A perspectiva tradicional

por Romilda Miguel de Brito Xavier - Número de respostas: 1

A perspectiva tradicional de currículo é uma abordagem que tem como objetivo principal preparar para a aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.

Nessa perspectiva, o conhecimento é concebido como algo estático e objetivo, e o professor cumpre o papel de transmiti-lo. O aluno, por sua vez, é visto como um receptor passivo desse conteúdo transformado em objetos de ensino.

A teoria curricular tradicional procurou adaptar a escola e o currículo à ordem capitalista. O desenvolvimento do currículo perpassa a passividade do aluno, a escola assume seu espaço na transmissão de conhecimentos, através de modelos técnicos e a educação é vista como um produto que reproduz a ordem do sistema capitalista.

 Relacionando às teorias críticas do currículo, que questionam o currículo tradicional e propõem uma compreensão mais profunda do que o currículo faz com as pessoas, como Carlitos era alienado em seu trabalho, os currículos tradicionais podem alienar os estudantes, fazendo-os realizar sempre as mesmas atividades sem entender o propósito ou o produto final.

As teorias críticas do currículo buscam questionar e desenvolver conceitos que levem à compreensão sobre como o currículo contribui para a manutenção da divisão e hierarquização das classes sociais. Da mesma forma, “Tempos Modernos” critica a forma como a industrialização contribuiu para a exploração dos trabalhadores e a manutenção das desigualdades sociais.

A introdução de “Tempos Modernos” nos ajuda a pensar sobre as teorias críticas do currículo ao fornecer uma representação visual e histórica das questões que essas teorias buscam abordar. Isso pode facilitar uma compreensão mais profunda dessas questões e promover um pensamento crítico sobre o papel do currículo na sociedade.

 Referências

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, cultura e

sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar


Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier

Re: A perspectiva tradicional

por Vitória Régia Lopes dos Santos -
Ótima reflexão! Realmente o filme evidencia a alienação, desumanização, exploração e desigualdade por trás da logica do sistema e por fim e demostra a necessidade de mudança social. E essa mudança é justamente o que as teorias criticas do currículo propõem ao entender o currículo como espaço de resistência, como forma de libertação da opressão econômico-capitalista e possibilidade de emancipação a partir da conscientização (EYNG, 2010, p. 36).