A perspectiva tradicional de currículo é uma abordagem que tem como objetivo principal preparar para a aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.
Nessa perspectiva, o conhecimento é concebido como algo estático e objetivo, e o professor cumpre o papel de transmiti-lo. O aluno, por sua vez, é visto como um receptor passivo desse conteúdo transformado em objetos de ensino.
A teoria curricular tradicional procurou adaptar a escola e o currículo à ordem capitalista. O desenvolvimento do currículo perpassa a passividade do aluno, a escola assume seu espaço na transmissão de conhecimentos, através de modelos técnicos e a educação é vista como um produto que reproduz a ordem do sistema capitalista.
Relacionando às teorias críticas do currículo, que questionam o currículo tradicional e propõem uma compreensão mais profunda do que o currículo faz com as pessoas, como Carlitos era alienado em seu trabalho, os currículos tradicionais podem alienar os estudantes, fazendo-os realizar sempre as mesmas atividades sem entender o propósito ou o produto final.
As teorias críticas do currículo buscam questionar e desenvolver conceitos que levem à compreensão sobre como o currículo contribui para a manutenção da divisão e hierarquização das classes sociais. Da mesma forma, “Tempos Modernos” critica a forma como a industrialização contribuiu para a exploração dos trabalhadores e a manutenção das desigualdades sociais.
A introdução de “Tempos Modernos” nos ajuda a pensar sobre as teorias críticas do currículo ao fornecer uma representação visual e histórica das questões que essas teorias buscam abordar. Isso pode facilitar uma compreensão mais profunda dessas questões e promover um pensamento crítico sobre o papel do currículo na sociedade.
Referências
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, cultura e
sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar