Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum Avaliativo

Currículo como confluência de práticas

Currículo como confluência de práticas

por Renata de Sousa Borges - Número de respostas: 7

O currículo deve ser entendido como um processo dinâmico, que é influenciado por diversos fatores como processos históricos, sociais, políticos, culturais e econômicos. Vários sujeitos estão envolvidos na concepção do currículo, e podem apresentar forças distintas e até contraditórias que criam um campo de conflito natural, proporcionando perspectivas de mudanças. O currículo que se realiza por meio de uma prática pedagógica é o resultado de uma série de influências convergentes e sucessivas e pode sofrer múltiplas transformações.

Enquanto docente, busco cumprir com o que está previsto no currículo, mas não fico presa. Busco interdisciplinaridade propondo trabalhos em conjunto com colegas de outras disciplinas, gosto muito de incluir o máximo de aulas práticas possíveis, pois na área de Química a vivência em análises laboratoriais é fundamental e à medida que fui evoluindo minha prática em sala de aula, pude fazer algumas adaptações no modo como me organizo respeitando o currículo.


Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo como confluência de práticas

por Márcio Douglas de Carvalho e Silva -
Renata, concordo com a concepção apresentada por você sobre currículo como um processo dinâmico influenciado por diversos fatores, reconhecendo que diferentes partes interessadas podem ter perspectivas conflitantes, criando um campo de mudança. Podemos afirmar que o currículo de fato, se desenvolve através de influências convergentes além de serem dinâmicas, e está sujeito a mudanças.
Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo como confluência de práticas

por Vicente de Paula Cruz -
O texto da colega ¨Renata de Souza Borges¨ apresenta uma análise e perspectivas interessantes sobre o currículo e a pratica pedagógica de um docente, examinando-o em detalhes o texto inicia-se ressaltando a natureza dinâmica do currículo e enfatizando que o currículo não é estático, mas sim um processo em constante evolução, influenciado por diversos fatores, incluindo processos históricos, sociais, políticos, culturais e econômicos. Essa é uma visão corroborada pela compreensão contemporânea do currículo, que confirma que a educação não ocorre em pacote, mas sim que está profundamente enraizada em um contexto mais amplo.
Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo como confluência de práticas

por Michael Santos Duarte -
Na leitura das postagens dessa semana é perceptível a compreensão de todos os colegas do currículo como um objeto dinâmico, ou seja, de resultado de uma série de influências convergentes e sucessivas, coerentes e contraditórias. A partir dessa compreensão buscamos transmitir conhecimentos que vão além do saber especifico mas que buscam despertar a capacidade de pensar dos estudantes. Dentre essas práticas a promoção da interdisciplinaridade é uma excelente prática para demonstrar a integração entre áreas do conhecimento para obter uma compreensão sistêmica conteúdo.
Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo como confluência de práticas

por João Paulo Rodrigues dos Santos -
Eu tenho uma postura semelhante à sua, colega, em relação à sitemática curricular. Ser flexível é imprescindível, sobretudo em um mundo muito tecnologizado e organizado, atualmente, em redes, que criam ciberespaços e fomentam ciberculturas. Isto é, se o currículo não for flexível e adaptável, as chances de haver aprendizado são mais difíceis.
Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo como confluência de práticas

por Roberto Marques Rodrigues -
Boa tarde, Renata. Gostei muito da sua definição de currículo e de como você o explicou na sua prática docente.
Assim como você, também sou professor de química. Concordo com a ideia de tentar a interdisciplinalidade, uma vez que muito mais do que os conceitos abstratos que estão explícitos nós currículos formais, a química envolve muitas questões de cunho social, econômico, político e cultural. Portanto, ser um docente que segue o currículo, mas não fica totalmente preso, é uma característica importante para tornar suas aulas mais dinâmicas e interessantes, além de proporcionar o aprendizado, de fato, de seus alunos.
Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo como confluência de práticas

por Jenniffer Cecília Noronha de Faria -
Concordo com o exposto pela colega, uma vez que devemos de fato ter essa visão dinâmica sobre o currículo, já que é influenciado por diversos fatores. Achei interessante a postura na qual apresenta de flexibilidade. Acredito que é essencial para um melhor entendimento e didática.
Em resposta à Renata de Sousa Borges

Re: Currículo como confluência de práticas

por Rafaela Ribeiro da Silveira -
Como dito pela Renata, no curso que leciono cumpro com o proposto no currículo mas também realizamos aulas interativas, práticas e de estudos de caso entre as disciplinas trazendo o que é realidade para a sala de aula.