Ao meu ver o currículo não é apenas um conjunto de conteúdos ou informações a serem transmitidos, mas é, na verdade, o resultado da interseção de várias práticas, influências e perspectivas. Ele é moldado por uma variedade de fatores, incluindo as políticas educacionais, as experiências dos alunos, as práticas pedagógicas dos professores, as necessidades da comunidade, a cultura escolar, entre outros. Devemos ter clareza que o currículo não é algo estático, mas dinâmico e multifacetado. Ele é influenciado pelas interações entre diferentes atores e contextos educacionais. O currículo carrega sua própria complexidade e a interconexão de fatores que moldam o que é ensinado e aprendido, e destaca a importância de considerar essa complexidade ao projetar e implementar currículos educacionais.
Eu ainda não exerço prática docente para partilhar experiências, mas pelos conhecimentos adquiridos até aqui consigo ter uma noção da postura educacional que terei enquanto docente: seguindo o currículo, porém com flexibilidade, a fim de aprimorar a metodologia de ensino.