Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo até 23 h 59 min de 01/11

Currículo: perspectiva tradicional x teorias críticas

Currículo: perspectiva tradicional x teorias críticas

por Davi Santos Moura - Número de respostas: 1

A perspectiva tradicional de currículo, muito embora preze pela eficácia, suas diretrizes educacionais moldam parâmetros mecanicistas de tal maneira que os educandos obrigam-se a adequar-se a uma formatação dentro de um sistema que confere maior apreciação aos aptos no aspecto operacional.

As teorias críticas do currículo, por sua vez, possuem um viés crítico no que tange discrepâncias sociais geradoras de injustiças, a ponto de questionar aspectos econômico-capitalistas basilares que impactam as diretrizes educacionais. Nesse sentido, referida perspectiva se aproxima da apreciação da equidade enquanto conceito inclusivo.

Em resposta à Davi Santos Moura

Re: Currículo: perspectiva tradicional x teorias críticas

por Glebson Moises Espíndola da Silva -
Boa noite Davi!!!
Concordo com sua narrativa, o curriculo tradicional realmente transforma a educação em algo mecânico, sem levar em conta as especificidades do estudante quanto a sua forma de aprendizagem, imagine como não era o sistema educacional brasileiro na década de 60 em que as oportunidades de apenas ler e escrver eram escassas e no interior dos estados o analfabetismo praticamente imperava, a falta de oportunidade para todos e uma política coronelista fomentava essa desigualdade.
E a criticidade do currículo, que que buscava conscientizar a classe trabalhadora que não tinha direitos, foi uma luta árdua em tirar o filho do operário desse círculo vicioso de miserabilidade através da educação libertadora e crítica