Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo até 23 h 59 min de 01/11

Atividade 2.2

Atividade 2.2

por Glebson Moises Espíndola da Silva - Número de respostas: 0

A perspectiva do primeiro vídeo demonstra a educação bancária em que o professor é detentor do conhecimento, sendo uma imagem central da educação em que todos tinham que apenas seguir padrões de educação apenas calados, enfileirados sem nenhuma criatividade. Como vimos no texto desta semana, esse tipo de educação com currículo tradicional foi na verdade advindo dos moldes da economia  por meio do modelo de Bobitt , no qual ele entendia que a educação deveria gerar eficiência assim como em uma empresa. 

Em que esta eficiência poderia ser mensurada com testes em larga escala na escola e para isso, os alunos deveriam aprender de maneira igual um determinado  um conjunto de ideias, disciplinas e conteúdos padronizados sem gerar  nenhum debate ou crítica sobre o que se estava aprendendo.

Nos tempos modernos temos a exploração exacerbada do indivíduo pelo patrão e o trabalho desumano dentro das fábricas que fomentaram o desenvolvimento industrial, em que a mão de obra acabava sendo mais barata, a teoria crítica do currículo vem trazer principalmente a consciência, libertação da opressão econômica sobre as classes trabalhadoras tendo em vista que os mesmo não tiveram acesso a educação e seus filhos também não portanto continuariam ser mão de obra barata.

A teoria crítica ocorreu principalmente na década de 60 com os movimentos sociais que questionavam a organização da classe social e econômica dominante, ou seja, a classe dominante sempre usará escola a seu favor para reproduzir  seus ideais sem questionar  nada, um filho de operário seria moldado para ser um operário , sem nenhum senso crítico