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Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo até 23 h 59 min de 01/11

Atividade 2.2

Atividade 2.2

por Gustavo Libério de Paulo - Número de respostas: 0

Gosto muito das músicas do Pink Floyd, especialmente "Anotther Brick in the Wall", lançada em 1979 no álbum "The Wall". O vídeo enfatiza a mensagem da canção quanto às questões relacionadas à educação, numa perspectiva (bem Rock 'n' Roll) crítica vívida e poderosa em relação à escola e ao currículo tradicional, narrando a história de um personagem que enfrenta a tradição escolar de opressão e alienação. O trecho da música "We don't need no education" (não precisamos de educação) é icônico e reflete a insatisfação do protagonista com a educação que recebe. A poesia e o som destacam alguns aspectos negativos, como falta de autonomia e m detrimento da padronização e a uniformidade, falta de engajamento e significado da educação tradicional, a rotina de autoritarismo  e opressão nas relações escolares, a conformidade e a supressão da criatividade dos estudantes, dentre outras críticas. Essa canção, assim como o álbum do qual faz parte,  provoca a reflexão quanto ao fato do "sistema" nos fazer ser apenas "mais um tijolo no muro", ou seja, mais um elemento na estrutura da educação e da sociedade tradicionais, sem voz nem vez.

Em relação ao filme "Tempos Modernos", dirigido e estrelado por Charlie Chaplin em 1936, ele oferece uma perspectiva crítica sobre a sociedade industrial e suas implicações para os sujeitos, oportunizando também reflexões e pensamentos sobre as teorias críticas do currículo. Ao retratar a desumanização das pessoas em ambientes de trabalho e, por extensão, nos sistemas educacionais que podem se assemelhar às fábricas, podemos refletir sobre como a educação tradicional, que foca na padronização e na preparação para o mercado de trabalho, pode despersonalizar os estudantes e os trabalhadores. O filme também aborda as preocupações de desigualdade, alienação e falta de autonomia nos sistemas educacionais, bem como a necessidade de capacitar os estudantes a serem pensadores críticos e agentes de mudança na sociedade.