A música "Another brick in the wall", do grupo Pink Floyd, apresenta uma crítica ao sistema educacional, destacando a repressão e a falta de individualidade.
A canção, que faz parte do álbum "The Wall" de 1979, traz em sua letra a frase "We don't need no education" ("Não precisamos de nenhuma educação"), cantada por um coral de crianças. Ela expressa a ideia de que o sistema educacional está moldando os alunos para se tornarem apenas "mais um tijolo no muro" (ou "another brick in the wall"), ou seja, parte de um sistema impessoal. O "muro" mencionado na música pode representar as barreiras que as pessoas constroem como resultado de experiências traumáticas, incluindo experiências no sistema educacional e seu currículo muitas vezes engessado.
Já o filme "Tempos Modernos", de 1936, dirigido e estrelado por Charles Chaplin, aborda criticamente questões relacionadas ao trabalho e à industrialização. O filme, assim como as teorias críticas de currículo, pode ajudar a refletir que a formação dos indivíduos deve ir além da preparação para o trabalho, incluindo o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.