A música Another Brick In The Wall da banda de rock Pink Floyd traz críticas ao ensino tradicional. Nos trechos que falam:
" Nós não precisamos de educação, não precisamos que controlem nossas mentes (...)
Afinal de contas, é só mais um tijolo (...)
Podemos relacionar a uma crítica ao modelo de currículo como uma fábrica, onde os estudantes devem ser processados como um produto fabril. As teorias tradicionais operam os conceitos fundamentais de: “ensino, aprendizagem,
avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos” (SILVA,
2010, p. 17). Nesta teoria o currículo é visto como processo de racionalização de resultados
educacionais, cuidadosa e rigorosamente especificados e medidos.
Tempos Modernos de Charlie Chaplin faz uma crítica a desumanização e alienação causados por sistemas opressivos da sociedade. Podemos relacionar a Teoria Pós-Crítica pois o currículo não é mais visto como uma "fábrica", agora se tem um cuidado com o indivíduo, sua particularidade. De acordo com Silva ( 2010), as teorias pós-críticas operam os conceitos fundamentais de: “identidade, alteridade,
diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero,
raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo” .
Muito bem observado, Claudia. A música "Another brick in the wall" faz uma crítica ao sistema educacional, aí incluída sua noção de currículo, destacando as preocupações com a conformidade, a repressão e a falta de individualidade.
Já o filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin, pode ajudar as pessoas que lidam com o processo educacional a perceberem de maneira crítica que a formação dos indivíduos deve ir além da preparação para o trabalho, incluindo o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.
Já o filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin, pode ajudar as pessoas que lidam com o processo educacional a perceberem de maneira crítica que a formação dos indivíduos deve ir além da preparação para o trabalho, incluindo o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.