Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 - Fórum Avaliativo até 23 h 59 min de 01/11

Atividade 2.2

Atividade 2.2

por Claudia Rakel Pena Pereira - Número de respostas: 1
A música Another Brick In The Wall da banda de rock Pink Floyd traz críticas ao ensino tradicional. Nos trechos que falam:
 " Nós não precisamos de educação, não precisamos que controlem nossas mentes (...)
   Afinal de contas, é só mais um tijolo (...) 

Podemos relacionar a uma crítica ao modelo de currículo como uma fábrica, onde os estudantes devem ser processados como um produto fabril. As teorias tradicionais operam os conceitos fundamentais de: “ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos” (SILVA, 2010, p. 17). Nesta teoria o currículo é visto como processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente especificados e medidos.

Tempos Modernos de Charlie Chaplin faz uma crítica a desumanização e alienação causados  por sistemas opressivos da sociedade. Podemos relacionar a Teoria Pós-Crítica pois o currículo não é mais visto como uma "fábrica", agora se tem um cuidado com o indivíduo, sua particularidade.  De acordo com Silva ( 2010), as teorias pós-críticas operam os conceitos fundamentais de: “identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo” .
Em resposta à Claudia Rakel Pena Pereira

Re: Atividade 2.2

por Isaias Alexandre Rodrigues -
Muito bem observado, Claudia. A música "Another brick in the wall" faz uma crítica ao sistema educacional, aí incluída sua noção de currículo, destacando as preocupações com a conformidade, a repressão e a falta de individualidade.

Já o filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin, pode ajudar as pessoas que lidam com o processo educacional a perceberem de maneira crítica que a formação dos indivíduos deve ir além da preparação para o trabalho, incluindo o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.